Vai para Salvador? Confira 20 novos restaurantes para conhecer no verão

Vai para Salvador? Confira 20 novos restaurantes para conhecer no verão

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Elias Dantas / Alô Alô Bahia

Publicado em 08/01/2025 às 13:56 / Leia em 15 minutos

Quais são os novos restaurantes de Salvador? O Alô Alô Bahia selecionou 20 estabelecimentos inaugurados em 2024 que merecem estar no roteiro pela cidade. E já avistamos: listar apenas 20 foi uma missão difícil já que a capital baiana está repleta de bons endereços gastronômicos.

Há opções para todos os gostos: desde restaurante italiano até casas especializadas em peixes e frutos do mar. Aproveite a cena dinâmica, vibrante e diversificada que Salvador oferece com maestria e confira o roteiro abaixo:

Pala7 Rofftop

2gDve8N.md.jpg

Claude Troisgros inaugurou restaurante em Salvador

O chef francês Claude Troisgros veio a Salvador em novembro para o jantar de inauguração do Pala 7, seu primeiro empreendimento gastronômico no Nordeste. Localizado no rooftop do Palacete Tira-Chapéu, na Rua Chile, o restaurante promete oferecer uma experiência culinária que celebra a culinária mediterrânea e combina a sofisticação francesa com ingredientes locais.

Reconhecido por sua criatividade e inovação, Troisgros trouxe sua vasta experiência para a criação do cardápio, que promete surpreender os amantes da alta gastronomia. “Quero que o público venha ao Pala 7 não só para apreciar a comida, mas para viver o contexto de estar em Salvador, com toda a sua riqueza histórica e a modernidade que o Palacete representa”, afirmou o chef em entrevista ao Alô Alô Bahia.

Mōrea Asian Fusion

2gDgOsn.md.jpg

Grupo Soho inaugura restaurante de comida asiática no Horto Florestal

O roteiro gastronômico de Salvador acaba de ganhar uma excelente nova opção. Trata-se do MOREA, restaurante de comida asiática que pertence ao grupo SOHO e começou funcionar em novembro. O espaço fica no rooftop do Alameda Vert – shopping no Horto Florestal – e já é um dos mais badalados da cidade.

O Morea faz uma celebração à cultura e à gastronomia asiática. O cardápio, assinado pelos chefs Carolina Schaper e Marcelo Fugita, vai além do sushi e da comida chinesa. O menu traz opções como noodles de camarão, mongolian beef – prato de Taiwan que consiste em carne fatiada e vegetais mistos -, e o bao de copa lombo – que é um tipo de pão cozido no vapor de origem chinesa, com um aspecto de coque.

Gero

2gDsoiP.md.jpg

Fasano Salvador ganhou um restaurante com a bandeira Gero

O Fasano Salvador inaugurou o Gero em setembro durante evento para convidados. O restaurante funciona no lobby do edifício, no antigo restaurante Fasano, sob o comando do chef Bahia Brito.

O Gero traz uma atmosfera mais casual ao Hotel Fasano, e mantém a mesma inspiração do primeiro endereço da marca, inaugurado em 1994, em São Paulo, com a proposta de trazer um perfil mais descontraído para a clássica gastronomia italiana.

A inauguração faz parte do conceito gastronômico que vem sendo implementado nos demais hotéis Fasano localizados em grandes centros urbanos. Ele passa a ser o quarto Gero inaugurado dentro de um hotel, assim como os endereços existentes em São Paulo (Itaim), Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Ainá Lamen

2gDQYPI.md.jpg

Chef Vini Figueira comanda o Ainá Lamen

O mais recente projeto do chef Vini Figueira, o Ainá Lamen, primeiro restaurante especializado exclusivamente em lámen na capital baiana, começou a funcionar em dezembro. Parte do recém-criado Grupo Vini Figueira, que reúne três restaurantes, um buffet e uma empresa de aluguel de equipamentos para eventos, o novo espaço aposta em um conceito dinâmico e acessível, com serviço inspirado no fast-food, mas com a mesma qualidade dos pratos.

Localizado na Travessa Bartolomeu de Gusmão, 101, no Rio Vermelho, o Ainá Lamen ocupa uma posição estratégica, próxima aos outros dois restaurantes do chef: o Vini Figueira Mar e o Vini Figueira Gastronomia.

Boia

2gDb4mg.md.jpg

Casarão no Horto Florestal ganha restaurante comandado pelo chef Kaywa Hilton

Apesar de não ter praia, o bairro do Horto Florestal passou a oferecer a moradores e visitantes um mergulho nos sabores e aromas do mar, em agosto, quando o chef Kaywa Hilton inaugurou o tão aguardado Boia Restaurante.

No casarão todo reformado, no nº1 da Rua José Avena, com projeto de Neto Cunha Arquitetura, o cliente é recebido, já na agradável varanda de entrada, por um mural exclusivo de Bel Borba.

Os clientes saudosos poderão relembrar clássicos do Boia, como a alcatra de atum, que vem acompanhada de purê de cará defumado, e o bão de siri boia crocante, no pão de dendê e com geleia de pimenta. Mas, também há novidades, como o Carbonara de Carabineiro e Camarões 7 Barbas e o Jámon de Atum e Melão.

Casaria

O Casaria foi inaugurado durante a mostra Casas Conceito e segue funcionando dentro do Palacete Tira-Chapéu, na Rua Chile. A casa abre segunda a quinta das 8h às 22h, sexta e sábado das 8h às 23h e domingo das 8h às 21h.

Cazinha Bistrô

2gb24WX.md.jpg

Solar do Unhão ganha restaurante com horta e vista para Baía de Todos-os-Santos

Casa é onde nos sentimos bem e protegidos, o que acontece antes mesmo de entrarmos no Cazinha Bistrôinaugurado no primeiro trimestre de 2024 no Solar do Unhão. Lá, já na fachada, o sócio Leo Cazinha, nome conhecido no meio gastronômico, recebe os clientes com uma pequena horta – com tomilho e sálvia, por exemplo, que irão depois direto para o prato – e um jardim com arruda e espada de São Jorge, deixando qualquer energia negativa do lado de fora.

Nada ali é por acaso e reflete a experiência do anfitrião, que começou no universo dos restaurantes em 2003. Os primeiros passos foram como cumim, depois como garçom e bartender, até chegar ao posto de maitre e sommelier. “Iniciei no Josefina, uma sociedade entre Amador Junior, até então presidente da Propeg, e Gian Angelino, dono do Bella Napoli. Iniciei como cumim e fui construindo carreira até chegar à gestão operacional”, contou ao Alô Alô Bahia.

Genaro por Vini Figueira

2gbo85g.md.jpg

Restaurante Genaro por Vini Figueira

Localizado no Salão Genaro de Carvalho, famoso pelo painel de 200 metros quadrados – pintado pelo artista que dá nome ao espaço e que retrata as festas da Bahia -, o restaurante Genaro por Vini Figueira abriu, em outubro, com uma missão. Servir de cenário para momentos tão interessantes quanto os vividos no antigo Genaro, que, nas décadas de 1950 e 1960, foi um dos locais mais prestigiados de Salvador, frequentado por artistas, políticos e autoridades, como Jorge Amado, Dorival Caymmi e a família Rockefeller.

“É um privilégio unir minha assinatura a de nomes tão importantes das artes brasileiras como o de Genaro de Carvalho, artista que admiro muito; do Wish, uma rede hoteleira de excelência e, sobretudo, do Wish Hotel da Bahia, um ícone da arquitetura e da cultura baiana. Estou muito feliz e otimista com este novo projeto”, diz Figueira em entrevista ao Alô Alô Bahia.

Com capacidade para 96 pessoas, a casa tem a decoração assinada pelo escritório de arquitetura comandado por Marcus Barbosa, que escolheu elementos do design brasileiro para compor um ambiente que dialoga com a grandiosa obra de arte que circunda o salão. Funciona dentro do Wish Hotel da Bahia, no Campo Grande.

Jeanne Garcia Confeitaria

2gbIt71.md.jpg

Jeanne Garcia Confeitaria

Quem é fã de macarons, aqueles tradicionais biscoitos franceses redondinhos, com certeza já ouviu falar em Jeanne Garcia, que abriu as portas, em dezembro, da sua primeira loja física em Salvador, na Pituba. A aguardada loja fica no Empresarial Paulo VI – Rua Ramalho Ortigão, nº 30, próxima ao Almacen Pepe.

O confortável espaço, com projeto da arquiteta Victoria Nizarala, promete ser um ponto de encontro para quem busca doces diferenciados acompanhados de café de qualidade e também opções salgadas. Além disso, a nova casa atende um desejo da própria confeiteira.

“Eu tenho uma paixão enorme por servir. Enquanto trabalhava só por encomenda, buscava levar uma experiência legal para o meu cliente, com um atendimento diferenciado, uma embalagem bacana e sempre deu muito certo”, conta Jeanne em entrevista ao Alô Alô Bahia. O local poderá receber até 18 clientes sentados.

Leto Gastronomia

2gbRcjn.md.webp

Leto Gastronomia

O restaurante Leto Gastronomia abriu suas portas, em outubro, na Bahia Marina, oferecendo um menu exclusivo e sofisticado assinado pelo chef Raphael Sepúlveda. O estabelecimento ocupa o espaço do antigo Macelleria Quitéria. O chef, que acumula mais de 15 anos de experiência no Brasil e no exterior, incluindo passagem por Dubai, traz ao Leto uma abordagem contemporânea à alta gastronomia.

Segundo Gustavo Lessa, sócio e proprietário do The Latvian, o Leto Gastronomia proporciona aos soteropolitanos a oportunidade de experimentar a refinada cozinha antes exclusiva do The Latvian. “Nossa prioridade é oferecer uma gastronomia com identidade, focada na qualidade dos ingredientes e na responsabilidade com os insumos utilizados, mesclando tendências contemporâneas com construção de sabor”, afirma Lessa.

O restaurante funciona de terça a domingo, a partir das 12h. De quarta a sábado, o Leto Gastronomia oferece tanto almoço quanto jantar, enquanto nas terças e domingos o funcionamento é exclusivo para o horário do almoço.

Megiro

2gbM25b.md.jpg

Megiro, no Horto Florestal

O Grupo Origem inaugurou em julho um boteco no Horto Florestal. Trata-se do Megiro, que funciona em anexo ao restaurante Ori, no Pátio Santa Luzia. No espaço, que resgata o clima dos antigos botecos, em projeto assinado por Ricardo Campos, os clientes podem conhecer um outro lado dos chefs Fabricio Lemos e Lisiane Arouca, que apostam em clássicos como malassado, dobradinha, moela, língua, pastel de xinxim de bofe – de comer rezando! -, caldo de peguari e sorvete de pudim, tudo com um tempero especial que diferencia o casal no mercado nacional.

Nagui Restaurante

2gbXqX4.md.jpg

Nagui Restaurante

Foi inaugurado em Salvador um restaurante japonês que promete ser um dos melhores da cidade. Comandado pelo chef Luciano Costa, o mesmo do Jhun, o Nagui começou a funcionar em setembro, no Horto Florestal.

Em entrevista exclusiva ao Alô Alô Bahia, Luciano Costa explicou a escolha pelo bairro.

“O Horto Florestal hoje é um dos metros quadrados mais caros de Salvador. É onde mora a minha clientela, a alta sociedade baiana. Por isso lá tem se tornado um dos grandes polos culinários da cidade. E estamos chegando para atender esse público exigente”, disse.

O Nagui tem uma proposta levemente diferente da do Jhun, outro japonês de Luciano. Se o irmão mais velho é mais voltado para o conceito de bistrô, intimista com apenas 40 lugares, o novato será maior, com 55 assentos.

Pier VinteOitoTrinta

2gbhnwJ.md.jpg

Pier VinteOitoTrinta

Os clientes fiéis do restaurante Egeu, na Ladeira da Barra, devem ter notado que, em novembro, uma porta no estacionamento do espaço leva o público para um píer especial, debruçado sobre a Baía de Todos-os-Santos. Como sinalizado logo na entrada, no nº 2830, é lá que fica o Pier VinteOitoTrinta.

Apesar de ser da mesma administração do restaurante, o novo espaço segue uma linha diferente, com cardápio focado em entradas e pratos para compartilhar, sendo perfeito para acompanhar um dos fins de tarde mais bonitos da cidade, no espaço projetado para 75 pessoas, pela arquiteta Tissiane Oliveira, da BmT Arquitetura.

O menu traz de Burrata Desconstruída com Toque de Mel e Azeite Trufado a Bolinho de Siri de Baixio com Molho Cítrico, passando por opções como Mini Carpaccio Crocante de Polvo na Telha de Nori e Empadinha de Camarão com Vatapá de Maturi. Os frutos do mar brilham no cardápio, mas abrem espaço também para sugestões como Croquete de Rabada, Codorna ao Forno com Farofa e Tartar de Filé com Chips de Batata.

PISSA 

2gbOlJS.md.jpg

Pissa

Massa leve, ingredientes selecionados e sabores exclusivos. Assim é reconhecida a pizzaria PISSA, uma das mais queridas pelos amantes da tradicional pizza italiana em Salvador. Com novo endereço – antes no Rio Vermelho e agora na Villa da Barra, na orla -, o espaço foi reformado e abriu, em outubro, com decoração moderna e minimalista.

Preta Tira-Chapéu

2gb84jt.md.jpg

Preta Tira-Chapéu

Os tons de azul do céu de Salvador e do mar da Baía de Todos-os-Santos se fundem no projeto do Restaurante Preta no icônico Palacete Tira-Chapéu, na Rua Chile. O espaço, inaugurado em setembro e concebido pelo escritório Marcus Barbosa Associados, traz uma leitura urbana do original, na Ilha dos Frades, sem deixar de lado sua essência, presente também no Preta Bistrô do Museu de Arte Contemporânea.

O grande destaque fica por conta do bar curvo, que centraliza o layout do ambiente e serve como ponto de referência para a criação de toda a área de estar, composta por poltronas, cadeiras e sofás em tons de azul, evocando justamente o mar e o céu, elementos que, ao lado da gastronomia e da arte, fazem do Preta uma casa conhecida no país. Ao todo, o espaço oferece 104 lugares.

Pur Doux Confeitaria

Inaugurada em janeiro de 2024, a Pur Doux funciona na Alameda Vert, no Horto Florestal. Trata-se de uma das melhores confeitarias da cidade. Funciona de segunda à sexta, das 8h às 20h. Sábado, domingo e feriados também funciona e o melhor, das 08h às 21h.

Sagratto Café Bar

2gbPTPt.md.jpg

Sagratto está ‘aos pés’ da Igreja do Bonfim, na encosta da Colina Sagrada 

“Sentimos falta, na Cidade Baixa, de lugares assim” foi uma das primeiras frases que ouvimos ao me sentar, em novembro, no Sagratto Café Bar, no lado direito da Colina Sagrada. Aos pés da Basílica Santuário Senhor do Bonfim, virado para um agradável gramado, no qual famílias tomavam sol e curtiam a tarde, celebramos o encontro entre o sagrado e o prazer da boa mesa.

O espaço, dos sócios Graziela Andrade e Ricardo Santos, tem cozinha comandada pelo já experiente Victor Bebé, que traz a gastronomia no DNA. O chef-executivo da casa, há poucos meses atrás, ainda liderava a cozinha do Segreto, italiano do Grupo Origem.

Na ventilada sacada, na parte externa do restaurante – que comporta até 60 pessoas sentadas -, o cliente pode se deliciar já a partir do café da manhã (com itens servidos do início do dia ao fim da tarde), em ambiente super agradável, projetado pela arquiteta Larissa GribelO local, que estava abandonado até então, é um super achado no entorno da Colina Sagrada, e tem tudo pra ser um dos sucessos da alta temporada de Verão.

Santiago Culinária Ibérica (Shopping Barra)

Referência em comida Mediterrânea e da Espanha em Salvador, o Santiago Culinária Ibérica, que já tinha unidade no Clube Espanhol, em Ondina, ganhou uma unidade irmã no Shopping Barra, nos últimos dias do ano. Entre as boas pedidas do cardápio, claro, estão as tradicionais paellas, em versões para 2 pessoas ou individuais, como a Marinera, com uma seleção especial de mariscos, e Valenciana, com mariscos, frango e chorizo espanhol.

Seu Zelito

2gbZjtf.md.jpg

Seu Zelito

A Pituba ganhou em dezembro um novo boteco, o Seu Zelito – Buteco dos Butecos. A nova casa, no nº 1609 da Avenida Paulo VI, é uma homenagem do empresário Daniel Freire a seu avô, Seu Zelito, e foi aberta ao público, em fase de testes, há pouco mais de uma semana, com o primeiro chopp por conta da casa.

“Meu avô gostava da boemia, da dança, de jogar cartas e de cerveja. Sempre foi muito hospitaleiro também, tendo trabalhado na recepção de hóspedes de dois grandes hotéis de Salvador, o antigo Palace Hotel, hoje Fera, e o Hotel da Bahia, hoje Wish”, contextualiza o neto em entrevista ao Alô Alô Bahia. O jovem comanda o negócio ao lado dos sócios, os empresários Wolton Fonseca e Victor Bastos.

Vino!

2gbbnnf.md.jpg

Salvador ganha unidade de maior rede de wine bars do país

Depois de chegar a Luís Eduardo Magalhães, no extremo oeste baiano, a Vino!, maior rede de wine bars do país, aportou também em Salvador.  A sede da capital baiana, inaugurada em outubro, fica no nº 540 da Rua das Dálias, na Pituba.

Comandada pelas sócias Ananda Rodrigues, Rochele Dourado e Jessica Martins, a casa tem como foco o vinho, mas não dispensa um bom menu para harmonizar com os mais de 150 rótulos de 14 países diferentes, a maioria deles disponível em taças, com preços a partir de R$ 15.

Confira postagem no Instagram:

 

 Leia mais matérias na aba Notícias. 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia