Apesar de não ter praia, o bairro do Horto Florestal, a partir de terça-feira (13), passa a oferecer a moradores e visitantes um mergulho nos sabores e aromas do mar, quando o chef Kaywa Hilton inaugura o tão aguardado Boia Restaurante, em fase de testes.
No casarão todo reformado, no nº1 da Rua José Avena, com projeto de Neto Cunha Arquitetura, o cliente será recebido, já na agradável varanda de entrada, por um mural exclusivo de Bel Borba.
A arte, instalada ao lado do bar, onde drinks autorais assinados pelo premiado bartender baiano Jonatan Albuquerque serão servidos, o peixe é a estrela, assim como na cozinha. Especialidades de Kaywa, reconhecido por sua “cozinha do mar”, os peixes e frutos do mar imperam no menu, que agora ganha opções – como os tacos de costela e o tartar com arroz gohan, ovas e alga nori (o mar sempre vem!) – de carne bovina.
“Abri a cabeça”, diz o chef, que sempre chamou atenção pela criatividade no uso exclusivo dos seres do mar na sua gastronomia. Estes, inclusive, se destacam também no salão principal, de frente para uma cozinha ampla, 100% aberta. Nas paredes, fotos de Nino Franco, cineasta e fotógrafo, radicado na Península de Maraú, indicam o apreço de Kaywa e sua irmã e sócia, Thabata Hilton, pelo que é produzido na Bahia, da força humana aos insumos, alguns expostos na câmara de maturação também virada para o salão principal, que, junto com a varanda, conseguem receber até 80 pessoas.
Os clientes saudosos poderão relembrar clássicos do Boia, como a alcatra de atum, que vem acompanhada de purê de cará defumado, e o bão de siri boia crocante, no pão de dendê e com geleia de pimenta. Mas, também haverá novidades, como o Carbonara de Carabineiro e Camarões 7 Barbas e o Jámon de Atum e Melão.
As sobremesas, claro, não são deixadas de lado e chegam em um menu com opções como o Creme Monté de Mel (o Boia terá sua própria casinha de abelhas nativas), Sorvete de Boursin de Cabra, Honeycomb e Mel de Uruçu, também valorizando o frescor dos ingredientes locais, oferecendo uma experiência moderna, mas conservando as tradições.