Que bar é esse? Pituba ganha boteco que celebra boemia e culinária afetiva

Que bar é esse? Pituba ganha boteco que celebra boemia e culinária afetiva

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Elias Dantas / Alô Alô Bahia

Publicado em 20/12/2024 às 16:03 / Leia em 3 minutos

A Pituba acaba de ganhar um novo boteco, o Seu Zelito – Buteco dos Butecos. A nova casa, no nº 1609 da Avenida Paulo VI, é uma homenagem do empresário Daniel Freire a seu avô, Seu Zelito, e foi aberta ao público, em fase de testes, há pouco mais de uma semana, com o primeiro chopp por conta da casa.

“Meu avô gostava da boemia, da dança, de jogar cartas e de cerveja. Sempre foi muito hospitaleiro também, tendo trabalhado na recepção de hóspedes de dois grandes hotéis de Salvador, o antigo Palace Hotel, hoje Fera, e o Hotel da Bahia, hoje Wish”, contextualiza o neto em entrevista ao Alô Alô Bahia. O jovem comanda o negócio ao lado dos sócios, os empresários Wolton Fonseca e Victor Bastos.

2NYWZ6N.md.jpg

Seu Zelito – Buteco dos Butecos / Foto: Elias Dantas/ Alô Alô Bahia

“Ele sempre é mencionado como um homem muito sociável, que tinha trânsito fácil entre as pessoas e, nas horas vagas, não dispensava a Brahma bem gelada”, destaca Daniel, que decidiu, por isso, homenagear a figura de Seu Zelito no espaço, que tem projeto do arquiteto Pablo Caribé e recebe até 60 clientes, inicialmente de quarta a domingo, com chopp Brahma geladíssimo, claro.

Lá, no divertido cardápio, com opções que “saem rápido”, são de “pegar” com a mão, de “melar” em caldos e molhos, para “forrar” o estômago ou “adoçar a vida”, estão de clássicos de boteco, como Caldinhos de Sururu e Feijão, Pasteis e Feijoada, a pratos que marcaram seus fins de semana em família, como o Lombo do Zelito (ao molho ferrugem com batata inglesa cozida), a Moqueca de Carne que ele adorava, e o Arroz do Zelito (com cupim desfiado, costela desfiada e crispy de batata).

“Apesar de ter tido acesso ao requinte das cozinhas dos hotéis onde ele trabalhava, Seu Zelito tinha gosto pelo simples e pela culinária baiana que, segundo ele, quem melhor sabia preparar era a mãe dele, minha bisavó Edith”, conta o neto, que resgatou a simpática figura do avô, com óculos e bigode, em “bolachas” de copo e nas canecas de chopp.

2NYM0Nf.md.jpg

Seu Zelito – Buteco dos Butecos / Foto: Elias Dantas/ Alô Alô Bahia

 A ideia do Seu Zelito é celebrar a memória do homenageado, com comida boa e afetiva, garantindo atendimento de qualidade, como ele gostava de garantir aos hóspedes por onde passou antes de, no final da década de 1970, assumir a função de Relações Públicas da Mineração Boquira, do grupo Rothschild.

“A experiência nos dois hotéis garantiu a ele uma expertise no trato com as pessoas. Já como RP, tinha na sua rotina de trabalho a função de bem receber as pessoas e levá-las pela cidade, conhecer os bares e restaurantes. Meu avô fazia isso muito bem”, revela Daniel, reforçando que, mesmo a aproximação com a dita alta gastronomia não o fez abandonar a simplicidade no paladar, celebrada no novo espaço, que segue uma tendência local de valorização dos antigos e tradicionais botecos.

2NYVSmG.md.jpg

Seu Zelito – Buteco dos Butecos / Foto: Elias Dantas/ Alô Alô Bahia

 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia