Os festejos para Senhor do Bonfim terão um gosto ainda mais especial em 2025, quando será comemorado os 280 anos da chegada da imagem de Cristo crucificado em Salvador. Nesta segunda-feira (23), a Igreja divulgou os detalhes da programação da festa que terá procissão marítima, apresentações musicais e novena.
O ápice será a tradicional Lavagem do Bonfim, que acontecerá no dia 16 de janeiro, a partir das 7 horas.
O tema da celebração será ‘Amado Jesus, Senhor do Bonfim, Nossa Esperança, há 280 anos entre nós’. Entre os dias 9 e 18 de janeiro, sempre às 19 horas, o Santuário do Senhor do Bonfim da Bahia realizará a novena. As missas são celebradas em latim e há apresentação de orquestra.
Cada dia da novena irá celebrar um subtema diferente. Na abertura, realizada no dia 9, será celebrada a Noite das Ações Afirmativas, com a presença de líderes quilombolas e representantes dos movimentos negros, indigenista e LGBTQIA+. Ao longo da programação, serão homenageados profissionais da saúde, advogados e forças de segurança. Veja os detalhes ao final da reportagem.
“Em 2025, nós vamos celebrar o ano jubilar de esperança, que foi instituído pelo santo padre, o Papa Francisco. O mundo todo estará mobilizado nesse momento tão difícil, de tantas guerras e dificuldades. Vamos resgatar o dom da esperança como presente de Deus”, disse o padre Edson Menezes, reitor da basílica.
Pelo segundo ano consecutivo, será realizada a procissão marítima, no dia 12 de janeiro (domingo). Às 6 horas, a imagem do Senhor do Bonfim sairá da Colina Sagrada em direção a Marina da Ribeira, por terra. Uma missa será celebrada em frente à Igreja de Nossa Senhora da Penha da França. Após a celebração, a procissão marítima conduzirá a imagem até a Praça Maria Felipa (antiga Praça Cairu), no Comércio, e à Basílica da Conceição da Praia.
“Como nós contatamos, no ano passado, uma grande participação popular, nós iremos distribuir a comunhão, na Igreja da Penha. Depois, faremos a procissão do translado para que, na quinta-feira (16), dia da Lavagem, possamos sair da Conceição da Praia rumo à Colina Sagrada”, detalhou o padre Edson Menezes.
Nos dias 11 (sábado), 17 (sexta), 18 (sábado) e 19 (domingo), serão realizadas apresentações musicais na Colina Sagrada, a partir das 18 horas. As atrações ainda não foram divulgadas. Os festejos serão encerrados no domingo (19), quando é celebrado o Dia do Senhor do Bonfim.
Uma missa solene será presidida por Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo de Salvador, às 10h30. A procissão dos Três Pedidos acontecerá às 16 horas, com saída na Igreja de Nossa Senhora dos Mares. Na chegada à Colina, serão dadas três voltas em torno da Basílica do Senhor do Bonfim. Após a benção, haverá queima de fogos e apresentação musical surpresa.
Lavagem do Bonfim
Mais de 2 milhões de pessoas são esperadas na Colina Sagrada no dia 16 de janeiro, data em que acontecerá a Lavagem do Bonfim. A procissão terá início às 7 horas com saída da imagem do Senhor do Bonfim da Conceição da Praia até a Colina Sagrada.
Após a chegada da Caminhada, o padre Edson Menezes da Silva transmitirá da janela central do templo religioso uma mensagem e concederá a todos uma bênção. O ritual da lavagem das escadarias da igreja acontecerá com a chegada do cortejo das baianas.
Em 2025, será realizada a 16ª edição da Caminhada “Lavagem de Corpo e Alma” As camisas são vendidas por R$40 e o valor arrecadado é direcionado ao Projeto Bom Samaritano, que atende 400 famílias.
A celebração será realizada após disputas judiciais entre a Arquidiocese de Salvador e a Devoção do Senhor do Bonfim. O imbróglio teve início com desentendimentos sobre a organização da Lavagem de 2023. O arcebispo de Salvador, Dom Sérgio da Rocha, decretou uma intervenção na irmandade, no ano passado. Em outubro, o Santuário do Senhor do Bonfim lançou uma marca unificada como forma de encerrar a polêmica.
Programação completa
- Dia 9 de janeiro de 2025 – Quinta-feira | 1° dia da novena
Às 18h30: Hasteamento da bandeira do Senhor Bom Jesus do Bonfim, na praça do Santuário do Bonfim, dando início à programação da festa 2025.
Às 19h: 1ª Noite da Novena
Subtema: “A Esperança nasce do amor e funda-se no amor que brota do coração de Jesus transpassado na cruz.” (Jo 19,34)
Pregador: Monsenhor Ademar Dantas dos Santos, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Assunção (Itaigara)
Homenagem: Noite das Ações Afirmativas
Paraninfos: Representante da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da OAB e Líderes das Pastorais da Terra, Afro, Carcerária, das Mulheres e Pessoas Idosas.
Convidados: Líderes quilombolas, movimento negro, indigenistas, defesa das mulheres e representantes do LGBTQIA+ e demais grupos.
- Dia 10 de janeiro de 2025 – Sexta-feira | 2° dia da novena, às 19h:
Subtema: “Somos chamados a descobrir sinais de esperança nos sinais dos tempos.” (Is 65,17-18)
Pregador: Padre Gilson Magno da Silva, Capelão da Capela Nossa Senhora da Vitória (Canela).
Homenagem: 3º Setor – Ongs e movimentos de acolhimento social
Paraninfo: Roberto Sá Menezes | Fundador e Presidente do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC)
Convidados: Organizações privadas, sem fins lucrativos, que prestam serviços de interesse social: Fundações, Associações, Organizações não-governamentais (ONGs), Entidades filantrópicas.
Atrações: A partir das 18h, haverá quermesse com barracas de doces, salgados e outras iguarias.
- Dia 11 de janeiro de 2025 – Sábado | 3° dia da novena:
Às 16h: Concentração do Apostolado da Oração, encerrando com missa campal às 17h.
Às 19h: 3ª Noite da Novena
Subtema: “É o Espírito Santo, com a sua presença perene no caminho da Igreja, que irradia nos que creem a luz da esperança.” (At 2,1-4).
Pregador: Padre Rogério Rosa da Silva, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Cia (Simões Filho, Bahia)
Homenagem: Náutica e Navegação
Paraninfos: Santiago Campo e Hugo Leonardo
Convidados: Clubes Náuticos Baianos, pescadores, Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA) e Federação de Esportes Náuticos do Estado da Bahia (FENEB)
Atrações: A partir das 18h, haverá quermesse com barracas de doces, salgados e outras iguarias
- Dia 12 de janeiro de 2025 – Domingo | 4° dia da novena:
A partir das 5h30min, a Basílica permanecerá aberta com missas nos seguintes horários: 9h, 11h, 15h e 17h.
Procissão Marítima
Às 6h: Saída da procissão conduzindo a imagem do Senhor do Bonfim, pela Avenida Beira Mar até a Marina da Ribeira.
Às 7h30: Será celebrada a missa (em frente à Igreja de Nossa Senhora da Penha de França). Após a Missa, terá início a procissão marítima do translado da imagem do senhor do Bonfim até o cais do porto (Praça Maria Felipa), onde a imagem será recebida pelos fiéis e conduzida à Basílica da Conceição da Praia.
Às 19h : 4ª Noite da novena
Subtema: “Deixemo-nos atrair por Jesus, o amado Senhor do Bonfim, esperança que não decepciona.” (Rm 5,1-5)
Pregador: Padre Washington Luiz Silva Moreira, Pároco da Paróquia de São Bartolomeu (Pirajá)
Homenagem: Irmandades, Ordens Terceiras, Devoções e Confrarias.
Paraninfos: todos os Juízes, Presidentes, Provedores, Priores e Ministros das Irmandades.
Convidados: Irmandades, Ordens Terceiras, Devoções e Confrarias.
- Dia 13 de janeiro de 2025 – Segunda-feira | 5° dia da novena:
Às 14h: Concentração dos Enfermos, com oração e adoração ao Santíssimo Sacramento, concluindo com missa às 15h.
Às19h: 5ª Noite da Novena Subtema: “Nos dias atuais há necessidade de uma aliança social em prol da esperança.” (Rm 8,18-25)
Pregador: Padre Sérgio Ricardo Gomes de Freitas, Pároco da Paróquia Jesus Bom Pastor (Lauro de Freitas, Bahia)
Homenagem: Noite dos Médicos e Profissionais da Saúde
Paraninfos: Robson Moura e Dr. Hélio Braga
Convidados: Associação Baiana de Medicina (ABM), Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (CREMEB), Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (COREN); Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 7ª região (CREFITO.7), Conselho Regional de Psicologia (CRP) e Conselho Regional de Nutrição (CRN)
- Dia 14 de janeiro de 2025 – Terça-feira | 6° dia da novena:
Às 14h: Concentração dos ministros extraordinários da comunhão eucarística de toda Arquidiocese, para uma tarde de oração e adoração ao Santíssimo Sacramento, concluindo com missa às 17h.
Às 19h: 6ª Noite da Novena
Subtema: “A Esperança forma juntamente com a fé e a caridade, um trio das virtudes teologais.” ( 1Cor 13,8-13).
Pregador: Padre Edmilson Santos da Costa, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Ó (Paripe)
Homenagem: Noite dos Advogados
Paraninfos: Daniela Lima de Andrade Borges e Luís Coutinho
Convidados: Ordem dos Advogados da Bahia (OAB)
- Dia 15 de janeiro de 2025 – Quarta-feira | 7° dia da novena:
Às 9h: Missa devocional do Santíssimo Sacramento, presidida por: Dom Valter Magno Carvalho, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia
Às 19h: 7ª Noite da Novena
Subtema: “Neste Ano Jubilar, que os Santuários sejam lugares sagrados de acolhimento e espaços privilegiados para gerar esperança.” (Rm 15,4-7)
Pregador: Cônego Lázaro Silva Muniz, Reitor do Santuário Coração Eucarístico de Jesus (Igreja de São Raimundo)
Homenagem: Noite das Forças de Segurança
Paraninfos: Almirante Cambra (Marinha), General Ribeiro (Exército), Coronel Guimarães (Aeronáutica), Marcelo Werner (Secretário de Segurança Pública), Coronel Coutinho (Com. Polícia Militar), Coronel Marchesini (Com. Bombeiros), Maurício Lima (Diretor Guarda Municipal) e Heloísa Brito (Delegada Geral)
Convidados: Forças Armadas, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnica, Corpo de Bombeiros, Polícia Penitenciária, Conselhos de Segurança e Serviço de Inteligência, Guardas Municipais, Casa Militar e Empresas de Segurança Privada
- Dia 16 de janeiro de 2025 – Quinta-feira
Dia da Tradicional lavagem do Adro da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim
Às 7h: Saída da 16ª Caminhada “Lavagem de Corpo e Alma”, da Conceição da Praia até a Colina Sagrada. Não haverá novena neste dia.
- Dia 17 de janeiro de 2025 – Sexta-feira | 8° dia da novena:
Às 19h: 8ª Noite da Novena
Subtema: “Precisamos transbordar de esperança o coração, para testemunhar de modo credível a nossa fé.” (Rm12,9-13)
Pregador: Cônego Manoel de Oliveira Filho, Pároco da Paróquia da Ascensão do Senhor (CAB)
Homenagem: Noite da Irmandade do Bonfim
Paraninfos: Theodósio Rodrigues de Farias (IN MEMORIAN) e D. Botelho (IN MEMORIAN)
Convidados: Devoção dos Senhor do Bonfim, funcionários, voluntários e fiéis do Bom Senhor do Bonfim da Bahia.
Atrações: A partir das 18h, haverá quermesse com barracas de doces, salgados e outras iguarias. Após a novena, apresentações musicais e culturais
- Dia 18 de janeiro de 2025 – Sábado | 9° dia da novena:
19h: 9ª Noite da Novena
Subtema: Amado Jesus, Senhor do Bonfim, Tu és a nossa Esperança (1Tm 1,1-2.12-14)
Pregador: Cônego Alberto Montealegre Vieira Neves, Reitor do Seminário São João Maria Vianney
Homenagem: Turismo
Paraninfos: Maurício Bacelar e Pedro Costa.
Convidados: Secretaria Estadual de Turismos, Secretarias Municipais de Turismo, Agências de Turismo e Pastoral do Turismo.
Atrações: A partir das 18h, haverá quermesse com barracas de doces, salgados e outras iguarias. Após a novena, apresentações musicais e culturais
- Dia 19 de janeiro de 2025 – Domingo
Às 5h: Alvorada
Horários das missas: 5h, 6h, 7h30 e 15h.
Às 10h30: Missa Solene presidida por Dom Sérgio da Rocha, Cardeal Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de São Salvador da Bahia
No final da Celebração Eucarística, o Cardeal Arcebispo dará a Bênção Apostólica, com Indulgência Plenária e acontecerá o descerramento da bandeira da festa – 2025
Às 16h: Procissão dos Três Pedidos – Local de saída: Igreja de Nossa Senhora dos Mares.
Na chegada à Colina, serão realizadas três voltas em torno da Basílica Santuário, fazendo os três pedidos. Encerramento com bênção do Santíssimo Sacramento, queima de fogos de artifício e apresentação musical surpresa.