“Ainda Estou Aqui” está firme e forte na briga pelo Oscar. O filme foi pré-selecionado para disputar a estatueta mais desejada do cinema, na categoria Melhor Filme Internacional.
O filme de Walter Salles foi anunciado, nesta terça-feira (17), na “shortlist” feita pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, ao lado de outras 14 produções. A lista final, com 10 deles, será anunciada no dia 17 de janeiro.
Na seleção anterior, constavam filmes de 85 países. Agora, além do Brasil, seguem na briga Canadá, República Tcheca, Dinamarca, França, Alemanha, Islândia, Irlanda, Itália, Letônia, Noruega, Palestina, Senegal, Tailândia e Reino Unido.
A última vez em que o Brasil apareceu na seleção preliminar da mesma categoria foi em 2008, com “O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias”, que não seguiu entre os finalistas. Já a última indicação efetiva do país entre os filmes internacionais, foi com “Central Brasil”, do mesmo diretor, em 1999.
Confira a lista dos filmes anunciados pelo Oscar:
Brasil, Ainda Estou Aqui
Canadá, Universal Language
República Tcheca, Waves
Dinamarca, The Girl With the Needle
França, Emilia Pérez
Alemanha, The Seed of the Sacred Fig
Islândia, Touch
Irlanda, Kneecap
Itália, Vermiglio
Letônia, Flow
Noruega, Armand
Palestina, From Ground Zero
Senegal, Dahomey
Tailândia, How to Make Millions before Grandma Dies
Reino Unido, Santosh
A obra é inspirada em livro homônimo de Marcelo Rubes Paiva, filho na vida real dos personagens dos atores Fernanda Torres e Selton Mello. O filme foi recentemente indicado também ao Globo de Ouro, assim como Fernanda Torres, e ao Critics’ Choice Awards.