Joe Biden será o primeiro presidente dos EUA em exercício a visitar a Amazônia

Joe Biden será o primeiro presidente dos EUA em exercício a visitar a Amazônia

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Tiago Mascarenhas

Reprodução

Publicado em 16/11/2024 às 10:15 / Leia em 2 minutos

Joe Biden fará história ao se tornar o primeiro presidente dos Estados Unidos em exercício a visitar a Amazônia. A visita está marcada para este domingo (17), quando o líder norte-americano desembarcará em Manaus, na Reserva Florestal Adolpho Ducke, onde conhecerá o Museu da Amazônia (Musa), conforme confirmado pela Casa Branca.

Além da passagem pela capital amazonense, Biden participará da Cúpula de Líderes do G20, que acontecerá no Rio de Janeiro entre os dias 17 e 19 de novembro. A visita reforça o compromisso do presidente com questões ambientais e a preservação da floresta, um dos temas centrais de sua agenda.

O Musa será fechado temporariamente ao público para a organização e segurança da comitiva presidencial. Durante a estadia, Biden planeja dialogar com lideranças locais e indígenas sobre estratégias para conservação da Amazônia. A agenda completa do presidente ainda está sendo finalizada, sem informações detalhadas sobre possíveis encontros no estado.

Embora esta seja a primeira vez que um presidente dos EUA em exercício visita a Amazônia, outras figuras políticas americanas já passaram pela região. Em 1913, o ex-presidente Theodore Roosevelt uniu-se ao Marechal Rondon em uma expedição científica pelo “Rio da Dúvida”, hoje renomeado Rio Roosevelt. Mais recentemente, Bill Clinton esteve em Manaus em 2011 para o Fórum Mundial de Sustentabilidade, e o então vice-presidente Mike Pence visitou a cidade em 2018, focando na crise de refugiados venezuelanos.

Esta visita acontece no final do mandato de Biden, que se encerra em janeiro de 2025, quando Donald Trump assumirá novamente a presidência após vencer as eleições de 2024.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia

Compartilhe