Salvador está entre as cidades brasileiras mais promissoras do mundo; entenda

Salvador está entre as cidades brasileiras mais promissoras do mundo; entenda

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion, com informações do Valor Econômico

Reprodução/Kayak

Publicado em 08/11/2024 às 08:37 / Leia em 2 minutos

O Brasil tem 6 cidades entre as mais promissoras do mundo, segundo estudo da consultoria de gestão estratégica Kearney, que destaca o dinamismo econômico e cultural de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Recife.

A capital baiana é a quinta entre as seis brasileiras que figuram numa lista das 156 cidades do mundo, todas com melhoras consideráveis em suas posições em termos de conectividade e atividade dos negócios Os números foram apresentados na edição de 2024 do Global Cities Index e divulgados, nesta sexta-feira (8), pelo Valor Econômico.

São Paulo, a cidade brasileira melhor colocada, avançou sete colocações e aparece em 39º lugar, na frente de Lisboa (41º), Munique (42º) e Dublin (44º). O Rio de Janeiro subiu dez posições no ranking e surge este ano em 66º lugar, enquanto Belo Horizonte passou da 111ª para a 103ª posição.

Salvador teve um bom avanço, subindo 16 posições e aparecendo, este ano, no 108º lugar, seis à frente de Recife, que também avançou bastante, 20 colocações, ficando no 111º lugar.

Apesar das inundações em todo o Rio Grande do Sul em maio, Porto Alegre, que havia caído por dois anos seguidos, subiu 19 posições, aparecendo no 96º lugar do ranking. Os efeitos das chuvas não apareceram nos resultados
de 2024, o que coloca a cidade sob observação para o ranking de 2025.

O Global Cities Index considera indicadores como a expansão de experiências culturais e engajamento da sociedade civil em iniciativas relacionadas à política. O índice é baseado em 31 métricas, divididas em cinco grupos: volume de negócios, capital humano, troca de informações e conectividade das cidades, experiência cultural e engajamento político.

“Não significa que está mais fácil fazer negócios no Brasil do que antes. Mas, com a gradual reversão da globalização, algumas cidades brasileiras têm aumentado as suas conexões e a qualidade dos serviços e se aproximado de outras cidades internacionais”, explica Mark Essle, porta-voz da consultoria no Brasil.

Confira Top 10:

01) Nova York
02) Londres
03) Paris
04) Tóquio
05) Cingapura
06) Pequim
07) Los Angeles
08) Xangai
09) Hong Kong
10) Chicago

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia