Salvador tem se consolidado como um dos principais destinos turísticos do Brasil, tanto para turistas nacionais, quanto para internacionais. De acordo com dados divulgados pela Skyscanner, uma das maiores plataformas de busca de viagens do mundo, a capital baiana teve cerca de 11,6 milhões de buscas de turistas nacionais de janeiro a agosto de 2024. No âmbito internacional, foi registrada 1,4 milhão de buscas, consolidando a cidade também como o destino mais procurado entre pessoas de outros países. Os destaques ficam por conta dos portugueses (347.339), italianos (242.727), espanhóis (188.855), alemães (128.421) e argentinos (123.151), que lideraram as buscas pela capital baiana na plataforma.
Para o diretor da Secretaria de Cultura e Turismo, Márcio Franco, Salvador se prepara para uma nova fase de crescimento. “Isso consolida a nossa cidade, ainda mais, como o mais desejado destino turístico do país. A expectativa é que a capital baiana continue atraindo um número cada vez maior de visitantes, impulsionando a economia local e destacando-se no cenário global do turismo”, destacou.
Com mais de 219 milhões de buscas relacionadas ao Brasil no primeiro semestre de 2024, o mercado turístico brasileiro continua em franca expansão, e Salvador figura no centro desse movimento. Segundo o relatório, viajantes de diversas partes do mundo, assim como de outras regiões do Brasil, têm mostrado interesse em visitar a capital baiana, impulsionando o setor de turismo da cidade e aquecendo, consequentemente, emprego e renda na primeira capital do país.
Mais de 5 milhões de usuários mensais acessaram a Skyscanner para pesquisas relacionadas ao país no primeiro semestre. Deste total, 30% dos viajantes têm entre 25 e 35 anos, e 73% das sessões ocorrem em dispositivos móveis.