Itacaré, no litoral sul baiano, é conhecida pelas suas belas praias e trilhas convidativas ao turismo, até esportivo, dos próprios baianos como também de outros estados e países. Esse cenário é ainda mais propício para os eventos de surf graças às ondas que parecem que foram escupidas para a prática já famosa.
Algo que será novamente atestado com a 4ª etapa do Circuito Baiano de Surf 2024, que acontece neste final de semana, na Praia da Tiririca.
Organizada pela Federação Baiana de Surf (FBSurf) e pela Associação de Surf de Itacaré (ASI), em parceria com a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), a competição irá reunir cerca de 70 atletas das cidades de Itacaré, Mata de São João (Praia do Forte), Camaçari (Itacimirim e Arembepe), Lauro de Freitas, Salvador, Valença, Cairú (Morro de São Paulo), Maraú (Barra Grande), Uruçuca (Serra Grande), Ilhéus, Canavieiras, Belmonte (Mogiquiçaba), Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro.
Destes atletas, 29 viajaram nesta sexta-feira (13), de Salvador em direção à Itacaré com a concessão de transporte da Sudesb.
As disputas serão entre as categorias bodyboard, open e base, com atletas masculinos e femininos de 8 a 18 anos. As baterias começaram às 8h de sábado (14), com a previsão de término no domingo (15), às 16h. Já nos dias 27 a 29 de setembro, será a vez de Ilhéus receber a penúltima e quinta etapa do Circuito Baiano de Surf 2024, que vai definir o ranking estadual para este ano.
No entanto, essa não será a única competição da agenda esportiva amadora baiana no final de semana com o apoio da autarquia estadual. Mais 12 eventos acontecem em cinco Territórios de Identidade da Bahia, espalhados por sete cidades (Camaçari, Canavieiras, Castro Alves, Euclides da Cunha, Guanambi, Lauro de Freitas e Salvador), com destaque para a Região Metropolitana de Salvador (RMS). Confira abaixo:
Paradesporto
O principal palco do futebol baiano, o Estádio de Pituaçu, estará ainda mais inclusivo neste final de semana, abrangendo pela primeira vez um torneio nacional de futebol para surdos. O Campeonato Brasileiro de Futebol para Surdos 2024 acontece neste sábado, 14, e domingo, 15, no Pituaçu (sede) e também no Centro de Treinamento do Vitória (anexo), com a presença de seis equipes do país.
Organizado pela Associação Baiana de Desporto Adaptado (Abda), com o apoio da Sudesb, da Federação Baiana de Desportos dos Surdos (FBDS) e da Icom-Libras mais a chancela da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), o torneio reúne 126 surdoatletas de seis federações na categoria masculina, além de mais 20 membros de comissão técnica e da diretoria da CBDS.
A região do litoral sul baiano recebe a XIX Copa Canavieiras de Judô neste domingo, 15. A atividade é realizada pela Federação Baiana de Judô (Febaju), em parceria com a Associação Nissei de Judô e a Sudesb. Durante a programação do evento, a cidade também está recebendo, desde quarta-feira, 11, até esta sexta-feira, 13, mais uma edição da Caravana do Judô, que oferta aulas de iniciação de judô para crianças e adolescentes da rede municipal de ensino e visa fomentar a prática da modalidade na região. A programação é completa com o curso de arbitragem neste sábado, 14.
Jiu Jitsu
Neste domingo (15), um dia após o Dia Nacional do Jiu Jitsu, o Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras recebe o Rei do Tatame 2024 a partir das 9h até às 17h. Realizado pela Federação Baiana de Jiu Jitsu e MMA (FBJJMMA), o torneio terá cerca de 500 atletas, oriundos de 23 municípios da Bahia, disputando as categorias do pré-mirim ao master (de 4 a 55 anos), válidas pelo ranking estadual e pelo calendário oficial da modalidade em 2024.
Muaythai
As modalidades de lutas seguem com força total neste final de semana com a realização do Salvador Open de Muaythai no Centro de Boxe e Artes Marciais da Bahia, no Largo de Roma, na Cidade de Baixa. No sábado (14), a partir das 15h, atletas da capital e do interior participam do evento oficial do calendário da Federação de Muaythai Tradicional do Estado da Bahia (FMTT) em 2024, buscando somar pontos para o ranking estadual oficial de 2024, que vale vaga para o Campeonato Brasileiro de Muaythai.
Karatê
Também no Centro de Boxe, a Federação Bahiana de Karatê (FBK) realiza, neste domingo (15), um treinamento especial em homenagem ao Dia Nacional do Karatê, celebrado na última quarta-feira (11). O treinamento terá início às 8h e segue até as 10h, com os atletas da variação kumitê, sob a tutela do Professor João. Já os atletas da variação kata sobem no tatame entre as 10h e 12h com a supervisão do Professor Fabrice.
Ciclismo XCM
Neste domingo (15), as trilhas e paisagens do município de Euclides da Cunha, no Semiárido Nordestino na Bahia, receberá a terceira edição do Desafio Arara de Lear de MTB XCM, sob a supervisão da Federação Baiana de Ciclismo (FBC). A prova contará com três percursos: pro (75km); sport (55km); e iniciante (30km) – a partir das 6h e com previsão de término às 14h, na Praça Duque de Caxias.
Wakeboard
Já na Região Metropolitana de Salvador (RMS),o domingo também será de emoção. Em Barra do Jacuípe, município de Camaçari, acontece o Campeonato Baiano de Wakeboard 2024, organizado pela Federação Baiana de Jet Ski (FBJS), em parceria com a Sudesb, com cerca de 20 atletas disputando três categorias: masculino iniciante; masculino intermediário; e feminino. A atividade acontecerá na Marina Jacob Sports, a partir das 9h e com previsão de término às 18h.
Corrida
Na capital baiana, a 37ª Corrida da Águia, realizada pelo Esquadrão de Motociclistas Águia da Polícia Militar da Bahia, aconteceu neste domingo (15), na rotatória da Av. Milton Santos, em Ondina, Salvador. Foram três categorias em disputa: público geral, Policial Militar oficial e Policia Militar praça, tanto pelo masculino quanto pelo feminino.