Empresário faz sucesso ao levar restaurante baiano para praia em Portugal

Empresário faz sucesso ao levar restaurante baiano para praia em Portugal

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 31/08/2024 às 16:50 / Leia em 4 minutos

Empresário do ramo gastronômico, Fernando Droghetti se dedica há mais de duas décadas a criar experiências sob medida para quem frequenta seus restaurantes. Além dos aclamados Jacaré – que já tem 25 anos – e Floresta, ambos funcionando em Trancoso, no Sul da Bahia, o ex-corretor da Bolsa de Valores em São Paulo que decidiu largar a correria para levar uma vida com mais propósito, se dedica a deixar sua marca em Comporta, novo point do turismo mundial, localizado em Portugal.

“Comporta é um lugar que eu venho desde 2001, todos os verões. Em 2013, percebi que podia passar mais tempo aqui por causa da sazonalidade da Bahia, mas não havia público, os estudos de viabilidade econômica não fechavam porque o verão aqui durava só 15 dias. Mas em 2017 tomei a decisão de passar mais tempo aqui, que é um lugar que eu adoro”, conta Droghetti em entrevista ao Alô Alô Bahia.

dNkpMV1.md.jpg

Jacaré da Comporta

Originalmente uma fazenda, Comporta tem um clima calmo do campo parecido com o de Trancoso. “As duas têm mais ou menos a mesma vocação. Embora sejam diferentes, o jeito de viver é o mesmo, as pessoas são todas muito simples e unidas”, diz o empresário, que se inspirou nessa atmosfera para conceber o projeto do Jacaré português. “Minha ideia foi fazer metade do restaurante ser um bar que serviria como ponto de encontro para terminar a noite. Quando eu montei o restaurante, mais da metade era um grande bar. E ainda é, já que a intenção é oferecer uma experiência de noite que não havia aqui”, explica.

dNkyhL7.md.jpg

Jacaré da Comporta

Diferente de tudo que há na região, o Jacaré da Comporta oferece um pouco da Bahia à localidade seja através do staff, todo brasileiro, a música e a decoração, que tem forte influência de Trancoso, mas com um clima mais acolhedor, com um ar mais invernal, que combina com o local. O menu, é claro, conquista. “A base aqui é italiana. Como a comida portuguesa é muito boa, eu nem me atrevia a tentar fazer qualquer coisa parecida. E a minha ascendência é italiana. Como aqui não tinha nenhum restaurante fazendo massas, risotos e pizzas, resolvi trazer esse conceito pra cá”, completa o empresário. À frente da cozinha está a dupla Afonso Vazão e Thaissa Spadetto.

Robusto, o cardápio oferece entradas, pratos principais, sobremesas e mais de uma dezena de pizzas, assadas em forno a lenha, como a Jacaré, recheada com gorgonzola, figos e pancetta, fior di latte e rúcula. Nas pastas há a La Lasagna Jacaré, e o Penne all’arrabiata, além de várias opções de rigatoni, tagliatelli e risoto. “Eu acho que as pessoas vêm pra cá em busca realmente dessa onda brasileira, dessa descontração. Claro que a comida ajuda, né?”.

A carta de drinks também ajuda a descontrair.  Tem o Jacaré Selvagem, um coquetel que mistura rum Zacapa 23, Cointreau, framboesa, maracujá, lima e manjericão; e o Virgin Jacaré, feito de framboesa, toranja e cidra, entre outros.

Em seus 65 lugares é possível encontrar clientes de várias nacionalidades. Inicialmente, o público era só português, até que franceses e espanhóis começaram a frequentar a casa. “Depois da Covid, vários grupos grandes resolveram investir aqui no segmento de luxo, em restaurantes, hotéis, e os estrangeiros começaram a vir mais. Hoje em dia, o mercado americano está chegando muito forte aqui também, os americanos começaram a descobrir Comporta”, finaliza.

Sobre Fernando Droghetti  

Nascido em São Paulo, estudou economia e trabalhou no mercado financeiro por quase 20 anos. Mas foi na Bahia, mas precisamente em Trancoso, que encontrou o seu melhor.

Como ‘hobby’ montou, sem pretensão, sua primeira loja de decoração no Quadrado, nos anos 90, abrindo depois filias em SP e Barcelona.

Em seguida fez a primeira pousada boutique no Quadrado e depois a Jacaré do Brasil Casas – conceito inovador de hospedagem na época.

Agora, além de se dedicar aos restaurantes Jacaré e Floresta, em Trancoso, também leva charme e boa gastronomia, desde 2019, ao Da Comporta, na Praia da Comporta, em Portugal.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe