A rede social X, antigo Twitter, anunciou que vai encerrar as operações no Brasil, após uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes imposta à responsável pelo escritório do X no Brasil, Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição.
O encerramento das operações não vai afetar o uso da rede social para os brasileiros. O ministro Moraes havia determinado que a rede social bloqueasse os perfis que publicavam mensagens antidemocráticas ou de ódio contra autoridades. No entanto, a empresa não cumpriu a determinação.
O valor da multa devido ao descumprimento da decisão judicial chegou a R$ 1,4 milhão por dia. No comunicado, a empresa informou que “para proteger a segurança de nossa equipe, tomamos a decisão de encerrar nossas operações no Brasil, com efeito imediato” e acusou o ministro afirmando que “suas ações são incompatíveis com um governo democrático”.
Elon Musk se pronunciou sobre a decisão de encerrar as operações no país. “A decisão de fechar o escritório 𝕏 no Brasil foi difícil, mas, se tivéssemos concordado com as exigências de censura secreta (ilegal) e entrega de informações privadas do
@alexandre, não haveria como explicar nossas ações sem ficarmos envergonhados”, escreveu, marcando o perfil do ministro Alexandre de Moraes.
Last night, Alexandre de Moraes threatened our legal representative in Brazil with arrest if we do not comply with his censorship orders. He did so in a secret order, which we share here to expose his actions.
Despite our numerous appeals to the Supreme Court not being heard,… pic.twitter.com/Pm2ovyydhE
— Global Government Affairs (@GlobalAffairs) August 17, 2024
As informações são do jornal O Globo