Genilson Coutinho, figura emblemática na luta pelos direitos LGBTQIAPN+ e dos direitos humanos em Salvador, anunciou sua candidatura a vereador pelo PSOL nesta sexta-feira (16).
Com mais de 30 anos de ativismo, esta será a primeira vez que Coutinho participará da corrida eleitoral na capital.
Formado em Letras e com um MBA em Comunicação Corporativa, Coutinho é reconhecido por sua dedicação à comunidade LGBTQIAPN+. Seu envolvimento inclui a presidência do DCE, voluntariado na IBCM – instituição que atende crianças com HIV – e participação na Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil.
Conhecido por sua atuação no meio cultural de Salvador, Coutinho é um agitador social e produz conteúdo para a mídia cultural e LGBTQIAPN+. Ele também ministra palestras sobre diversidade e acolhimento, ampliando seu impacto além das fronteiras da internet.
Em suas próprias palavras, Coutinho destaca a importância de sua candidatura: “Representatividade. Esse é, sem dúvida, o marco dessa candidatura que tem como pauta as lutas da comunidade LGBTQIAPN+, das mulheres, da juventude, e de todas as demandas da cidade, que busquem a melhoria na qualidade de vida da população tão sofrida na grande Salvador.”
Coutinho enfatiza a necessidade de políticas públicas que garantam cidadania plena, com foco em empregabilidade, moradia e saúde para a comunidade LGBTQIAPN+. “Não será uma luta fácil, e sei que novos desafios acontecerão e estarei pronto para encará-los com força e coragem”, afirmou.
Refletindo sobre sua decisão de entrar na política, Coutinho conclui: “É um novo momento na minha vida, e acredito que hoje estou maduro e apto para este desafio, que há mais de 12 anos venho refletindo sobre aceitar me lançar neste campo da política”.