Cacique Raoni e Papa Francisco se encontram no Vaticano

Cacique Raoni e Papa Francisco se encontram no Vaticano

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Divulgação

Publicado em 16/05/2024 às 17:01 / Leia em 2 minutos

O Cacique Raoni, considerado uma das principais lideranças indígenas do Brasil e do mundo, encontrou o Papa Francisco nesta quinta-feira (16), no Vaticano. Na ocasião, o líder religioso recebeu de Raoni uma carta com pedido de ajuda para conscientizar os parlamentares e governantes do Brasil sobre a importância da proteção das florestas. 

O documento entregue ao pontífice afirma que, embora os povos originários tenham um papel importante para a conservação e recuperação de recursos naturais, eles não costumam ser ouvidos e ainda são alvos de ofensivas que atentam contra os seus direitos. O texto destaca ainda que o país tem enfrentado “catástrofes climáticas sem precedentes”, a exemplo das enchentes que atingem o Rio Grande do Sul, e afirma haver uma expectativa cada vez maior em torno da atuação dos povos originários.

“Um paradoxo caracteriza a situação dos povos indígenas: de um lado, somos os mais imediatamente vulneráveis aos impactos de mudanças climáticas e da perda de biodiversidade. Do outro, aumenta expressivamente nossa responsabilidade pela conservação e recuperação de bens essenciais para o bem-estar de toda a humanidade, assim como a expectativa para que desempenhemos referido papel“, diz.

Durante esta semana, o Papa Francisco tem recebido representantes de diversos países na Cúpula do Clima das Pontifícias Academias de Ciências e de Ciências Sociais, evento para tratar de temas relacionados ao meio ambiente e mudanças climáticas. Além de Cacique Raoni, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, também marcou presença no encontro.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe