Maior candomblé de rua do mundo, Bembé do Mercado celebra 135 anos no recôncavo da Bahia

Maior candomblé de rua do mundo, Bembé do Mercado celebra 135 anos no recôncavo da Bahia

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 12/05/2024 às 01:45 / Leia em 1 minutos

O tradicional Bembé do Mercado, maior candomblé de rua do mundo, completa 135 anos em 2024 e começa na segunda-feira (13), em Santo Amaro, no recôncavo baiano. O evento celebra o fim da escravidão e reforça a resistência do povo preto.

O evento reúne mais de 60 comunidades quilombolas e terreiros de religiões de matriz africana e vai contar com atividades religiosas, shows, feiras, rodas de conversa, oficinas, exposições, entre outros.

O Bembé do Mercado é reconhecido como Patrimônio Cultural Nacional desde 2019 e Patrimônio Imaterial da Bahia desde 2012. Há cinco anos, tramita um processo na sede Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), visando o reconhecimento como patrimônio da humanidade.

A abertura do evento vai acontecer às 5h, com a lavagem do busto de João de Obá, instalação das imagens de Iemanjá e café da manhã, no Largo do Bembé.

No domingo (19), dia do encerramento, a programação conta às 15h com uma apresentação cultural do Samba de Roda Raízes do Acupe, na Orla de Itapema.

As informações são do g1 Bahia.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe