Chama olímpica de Paris é acesa e revezamento tem início na Grécia

Chama olímpica de Paris é acesa e revezamento tem início na Grécia

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Matheus Simoni | matheus.simoni@aloalobahia.com

Foto: Getty Images

Publicado em 16/04/2024 às 10:36 / Leia em 2 minutos

A chama que vai acender a pira olímpica de Paris foi acesa nesta terça-feira (16), em uma cerimônia no Templo de Hera, em Olímpia. O local foi palco dos Jogos na Antiguidade, na Grécia. O fogo simbólico das Olimpíadas alimentou a tocha olímpica, começando o revezamento que terá 10 mil condutores até iluminar os Jogos de Paris. Faltando 101 dias para o começo da Olimpíada, a tocha vai circular pelos territórios franceses antes de desembarcar na capital francesa para a cerimônia de abertura do dia 26 de julho.

Para acender a chama, uma cerimônia é realizada em frente às ruínas do templo de Hera. Uma atriz representa a alta sacerdotisa e utiliza um recipiente parabólico, conhecido como Skaphia, que reflete os raios solares para acender a chama.

No entanto, nesta terça, nuvens impediram que a chama fosse gerada a partir dos raios do sol com a ajuda de um espelho parabólico. Os organizadores do evento fizeram uma cerimônia alternativa, utilizando o fogo produzido pelos raios do sol no ensaio da cerimônia de acendimento, na segunda-feira (15). Assim, a flama mantém o ideal de pureza, simbolizando a paz e a amizade entre as nações.

Veja: 

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe