Deslizamentos, hospital inundado e casas alagadas: forte chuva causa estragos no Sul da Bahia

Deslizamentos, hospital inundado e casas alagadas: forte chuva causa estragos no Sul da Bahia

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Com informações do g1 BA e da TV Santa Cruz

Reprodução/TV Santa Cruz e Reprodução/TV Bahia

Publicado em 16/04/2024 às 14:35 / Leia em 3 minutos

Cidades do Sul da Bahia registraram inúmeros prejuízos nesta terça-feira (16) por causa das fortes chuvas que atingem a região desde a madrugada. Deslizamento de encostas, hospital inundado e alagamentos em avenidas e casas de famílias ribeirinhas foram apenas algumas das ocorrências nos municípios baianos. 

Em Itabuna, a 426 km de Salvador, choveu cerca de 130 mm durante a madrugada. A Avenida Cinquentenário, considerada a principal do município por abrigar muitos estabelecimentos comerciais, ficou completamente alagada, de acordo com a TV Santa Cruz.

A área interna do Hospital São Lucas também foi inundada. Com isso, pacientes em tratamentos oncológicos e renais precisaram ser transferidos para o Hospital Calixto Filho. A Prefeitura de Itabuna informou que a água da chuva foi retirada e que técnicos avaliam uma forma de evitar com que a situação se repita.

Alagamentos na cidade de Itabuna, no Sul da Bahia (Foto: Reprodução/TV Santa Cruz)

Em Ilhéus, cidade vizinha, foram cerca de 100 mm de chuva nas últimas 24 horas. A região central foi a mais atingida pelos alagamentos e deslizamentos de encostas. A previsão é de mais 60 mm de temporal no local, entre esta terça e quarta-feira (17).

Rua de Uruçuca ficaram alagadas após temporal (Foto: Reprodução/TV Santa Cruz)

No município de Itajuípe, famílias ribeirinhas tiveram que retirar a água do rio Almada, que invadiu as casas em que elas moram. Não há registro de desalojados na cidade, mas os moradores estão preocupados, porque o nível do rio está subindo.

Rio Almada provoca prejuízos para moradores da cidade de Itajuípe (Foto: Reprodução/TV Santa Cruz)

A chuva desta terça-feira (16) também atinge Salvador. Em função das chuvas que atingem a capital baiana nesta terça-feira (16), a Codesal mudou para o Nivel de Alerta, devido ao risco de deslizamentos de terra e previsão de continuidade de significativos volumes pluviométricos. Há vários pontos de alagamento em ruas e avenidas da capital baiana, como Avenida Centenário, Dique do Tororó e Vale do Canela.

O temporal é causado por um sistema de baixa pressão intensificado pelos ventos úmidos provenientes do Oceano Atlântico, com possibilidades de chuvas de 50 mm/dia, com ventos entre 40 e 60 km/h.

previsão do tempo para esta semana é de instabilidade, indicando céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas a moderadas. Ainda há a possibilidade de raios e trovoadas, seguindo até domingo (21). As temperaturas deverão variar entre 25 °C (mínima) e 30 °C (máxima).

Região do Canela tem pontos de alagamentos (Foto: Reprodução/TV Bahia)

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe