O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou na última terça-feira (9) um mapa-múndi em que o Brasil aparece no centro do mundo, representando o momento do qual o G20, grupo que reúne os países com as maiores economias do mundo, é presidido pelo país.
O mapa foi lançado em um evento na Casa G20, em Ipanema e o primeiro a recebê-lo foi o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelas mãos do presidente do IBGE, Marcio Pochmann, em uma audiência no dia 21 de março, no Palácio Alvorada, em Brasília.
O mapa tem destaque para os países que compõem o grupo, além das nações que possuem representação diplomática brasileira.
Para o IBGE, o mapa “é uma oportunidade de mostrar uma forma singular do país ser visto em relação a esse grupo de países e ao restante do mundo”.
O mapa faz parte da 9ª edição do Atlas Geográfico Escolar, tradicionalmente produzido pelo IBGE e referência para o público estudantil, que também foi lançado na terça-feira, na Casa de Cultura Laura Alvim, sede da Casa G20. A publicação trouxe indicadores selecionados para os países do G20, dentre eles o Brasil.
Mapa do IBGE é entregue ao presidente Lula
O novo IBGE mostra o Brasil no centro do mundo
Todos os países possuem seu Símbolos Nacionais, entre eles a Bandeira, o Hino, as Armas e o Selo. E são protegidos por lei. Seu uso, os padrões e modelos são compostos em conformidade com… pic.twitter.com/0fcsve29xy
— Marcio Pochmann (@MarcioPochmann) April 11, 2024
O mapa-múndi também foi entregue ao presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, ao senador Randolfe Rodrigues, ao secretário de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e ao ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta. Ministros e parlamentares também receberam o mapa das mãos de Marcio Pochmann, durante esta semana, em visita ao Congresso Nacional.