'Vamos botar água no feijão': onde comer uma boa feijoada em Salvador

José Mion é jornalista, assessor de imprensa, apaixonado por Gastronomia e escreve para o Alô Alô Bahia.

Prato clássico dos brasileiros, a feijoada é a cara do fim de semana. Alguns preferem no sábado, outros acham que é a cara das tardes de domingo, ao som de um bom samba. Com feijão preto ou mulatinho, com carnes ou sem carne, por pura gula ou como oferenda a Ogum, cada um tem uma relação especial com esse prato, que é sucesso sempre. Fomos atrás de algumas opções de feijoada em Salvador e região metropolitana e trouxemos pra você, caro leitor, algumas. Confira, se programe e bom apetite!
 
J9HoKwG.md.jpg
No primeiro sábado de cada mês, ou seja, neste sábado (2), o Fasano Salvador repete sua tradicional feijoada (acima), das 13h às 17h, no restaurante do hotel. Nesta edição, o público degusta o buffet completo ao som de voz e violão do cantor Anderson Dunnin.
J9HnGjf.md.jpg
Outra opção de buffet de feijoada completo, com direito a batida, mesa de sobremesas e buffet de saladas, é o do Barbacoa (acima), na Avenida Tancredo Neves. É tradição aos sábados e, inclusive, está disponível no iFood. Não muito longe dali, também no sábado, é dia de feijoada na Área Gourmet do Almacem Pepe do Horto Florestal, com opção para uma ou duas pessoas. Já no Bão Petiscaria (abaixo), com unidades na Pituba e no Stiep, a feijoada preta é servida em versão individual e para dois, aos sábados e domingos.
 
J9HnXG2.md.jpg
No bairro da Saúde, tem feijoada para duas pessoas, aos domingos, no Bistrô Negreiros, com feijão preto, arroz, salada, farinha e molho de pimenta. Para quem gosta de começar o dia cedo, o espaço abre já às 10h.

Ainda na Saúde, a Casa di Rosa Feijoadas e Afins (abaixo) faz questão de deixar claro já no nome que lá a feijoada é a prata da casa, com direito a todas as carnes defumadas e tempero irresistível de Dona Rosa, com ingredientes cuidadosamente selecionados por ela mesma nas suas idas à feira. O prato é servido aos sábados e domingos, à base de feijão mulatinho, acompanhado de arroz, mix de folhas, vinagrete e farofa de couve com bacon.
 
J9HnETG.md.jpg
Falando em feijão no nome, não podemos deixar de fora o restaurante Alaíde do Feijão, conhecida referência no Centro Histórico de Salvador. Fundado por  Alaíde Conceição, uma das mais famosas quituteiras baianas, falecida em 2022, o espaço mantém a receita de feijoada que faz sucesso na Bahia e fora dela.
 
J9Hoftf.md.jpg
Nas unidades de Vilas e do Itaigara do Restaurante Mariposa (acima), todo domingo tem feijoada, no buffet livre, que rola das 12h às 15h. Por lá, quase sempre ainda rola um sambinha, então, vale pedir uns drinks e demorar um pouco por lá, sem pressa. Também aos domingos, no bairro do Garcia, o tradicional Larriquerri (foto principal) oferece a Feijoada Carioca com toque da casa, das 12h às 16h. O prato serve bem duas pessoas. 

Na Barra, o Pereira Restaurante oferece também uma versão para dois às sextas e aos sábados, a R$ 98, no mesmo bairro onde fica o Bagacinho Boteco, que serve o prato aos fins de semana, inclusive com direito a bolinho.
 
J9HnWCl.md.jpg
No Dona Mariquita (acima) no Rio Vermelho, o prato é servido em duas versões: a feijoada de Andu, à base do famoso feijão verde, e a feijoada de mocotó. Na cozinha patrimonial da chef Leila Carreiro, dona da melhor cozinha brasileira do país, ainda é possível degustar a inusitada moqueca de feijão.

Fotos: Reproduçaõ/Redes Sociais.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias