Terreno anexo ao Palácio Rio Branco, em Salvador, será desapropriado pela Setur para ampliação de hotel de luxo

redacao@aloalobahia.com

O terreno ao lado do Palácio Rio Branco, localizado na Praça Thomé de Souza, no Centro Histórico de Salvador, será desapropriado pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur). Com 1.406,74 m², o anexo fica entre a Ladeira da Montanha e a Rua Pau da Bandeira e será utilizado como ampliação do hotel de luxo que será instalado no Palácio, o novo Rosewood na capital baiana.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

O termo de desapropriação foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), nesta terça-feira (12). A medida foi tomada após o Governo da Bahia homologar a concessão onerosa do edifício-sede do Palácio Rio Branco. A empresa BM Varejo Empreendimentos Spe S.A, proprietária da rede hoteleira francesa BMF e também do hotel Rosewood, em São Paulo, foi a vencedora da concessão. O custo total é de cerca de R$ 135,5 milhões. 

O terreno - vizinho ao prédio do Rio Branco - fica embaixo do Palácio e atrás da sede da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA) e faz parte do processo de concessão firmado em janeiro. O hotel localizado no Palácio Rio Branco deve ter cerca de 75 quartos, sendo 39 dentro do Palácio e 36 na área anexa. O hotel terá ainda piscina, estúdio de música, espaço para eventos e spa numa área anexa.

"A nossa ideia é fazer um projeto que vai ter um impacto, que vai trazer uma mudança muito forte para a cidade. e como sabem nossos apaixonados de história, de edifícios antigos, que ninguém gosta, mas nós gostamos. Então toda essa regeneração histórica que nós fizemos em São Paulo foi um sucesso enorme. Isso para nós é uma fórmula que vai funcionar em Salvador, eu não tenho dúvida que vai ser um grande sucesso", declarou ao Alô Alô Bahia o empresário francês Alex Allard, que vai comandar o hotel no Palácio Rio Branco, durante sua passagem pelo Carnaval de Salvador

Localizado no Centro Histórico de Salvador, a construção do Palácio Rio Branco remonta ao século XVI, sendo a primeira Casa de Governo do Brasil erguida para residência do primeiro Governador-Geral, Thomé de Souza. O prédio já serviu de residência a vários governadores baianos. 


* Publicado por N.R. Foto: Divulgação.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias