Temporada 2023: Baleias jubartes são avistadas durante primeira excursão de pesquisadores em Salvador

Kirk Moreno é jornalista, assessor de imprensa e escreve para o Alô Alô Bahia. Insta: @kkmoreno.

Embora a temporada de observação de baleias em Salvador não esteja aberta oficialmente, a equipe do Projeto Baleia Jubarte saiu a bordo do catamarã Senhor do Bomfim, nesta quarta-feira (28). O intuito foi de continuar a capacitação da tripulação desta embarcação e procurar pelas primeiras baleias na costa da capital baiana.

Duplas de baleias que nadavam, de forma tímida, foram avistadas pela equipe, mesmo com condições climáticas apresentando rajadas de ventos fortes e mar com grandes ondulações - situação não favoráveis ao turismo, mas aceitáveis para pesquisa do projeto.
   HiCJZhv.md.jpg
Na última segunda-feira (26), um grupo de baleias jubartes foi visto dentro da Baía de Todos os Santos. A informação foi confirmada pelo projeto Baleia Jubarte, que acompanhou e registrou os animais até próximo ao Farol da Barra, em Salvador.

A capacitação de operadoras de turismo é um trabalho realizado pelo Projeto Baleia Jubarte em parceria com a Prefeitura de Salvador, com o intuito de fomentar o turismo sustentável e seguro de observação de baleias. A capital baiana terá duas operadoras parceiras para observações do animal marinho em alto mar, a Luck Receptivo e a Shark Dive Operadora.
HiCJtQR.md.jpg
Mais de 25 mil baleias jubartes são esperadas na temporada 2023 no litoral brasileiro. Esses animais, que podem atingir até 16 metros de comprimento e pesar até cerca de 30 toneladas.

Parceria com a Prefeitura de Salvador
A Prefeitura de Salvador e o Projeto Baleia Jubarte, que está comemorando 35 anos de atuação, firmaram uma parceria para consolidar o turismo de observação do animal marinho na cidade. Diversas ações serão executadas durante a temporada do animal marinho no litoral brasileiro, como a instalação de placas informativas que serão colocadas na Orla da capital baiana.
HiCJmEN.md.jpg
As placas abordaram temas desde a biologia, quanto comportamento das baleias e convidando o público circulante a olhar para o mar e admirar estes animais que já fazem parte do patrimônio ambiental e turístico da cidade. As ações, que inclui também a produção de material educativo, serão executadas através das Secretarias de Cultura e Turismo (SECULT) e de Sustentabilidade, Resiliência e Bem-estar e Proteção Animal (SECIS).

Ponto fixo no Farol da Barra
Para os turistas e soteropolitanos que não estão dispostos a ir ao mar para observar o animal marinho, o Projeto Baleia Jubarte estará mais uma vez com sua equipe no Museu Náutico da Bahia/Farol da Barra durante a temporada de 2023, no período de 17 de julho a 15 de outubro.
HiCJbBp.md.jpg
O ponto fixo oferecerá observação de baleias do alto da torre do Farol da Barra e oportunizando que os visitantes do Museu participem da busca ativa do animal marinho com binóculos cedidos pela equipe. Além disso, outras atividades serão realizadas, como palestras e oficinas, atendimentos especiais para instituições de ensino e uma exposição fotográfica.

A atividade de observação de baleias no ponto fixo no Farol da Barra permitiu a avistagem de 577 grupos de baleias em 2022.

Fotos: Ulisses Lima; Embaração e baleia saltando: Divulgação/Projeto Baleia Jubarte.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.

 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias