Farol da Barra será ponto de observação turística de baleias jubartes em Salvador

Kirk Moreno é jornalista, assessor de imprensa e escreve para o Alô Alô Bahia. Insta: @kkmoreno.

O Projeto Baleia Jubarte desenvolverá atividades de sensibilização ambiental no Farol da Barra este ano. Do dia 17 de julho a 30 de outubro, a instituição confirmou com exclusividade ao Alô Alô Bahia que disponibilizará binóculos aos visitantes que estiverem no local para observações do animal.

A atividade será gratuita, porém o Museu Náutico da Bahia, que funciona no Farol da Barra, cobra um valor de R$ 15 (inteira) para ter acesso ao local. No ano passado, a equipe do Projeto Baleia Jubarte registrou 577 avistagens do animal no ponto turístico, que na temporada 2023 também contará com exposições, palestras, dentre outras ações da instituição.

HiJgvS4.md.jpg
Mais de 25 mil baleias jubartes são esperadas este ano no litoral brasileiro. Esses animais, que podem atingir até 16 metros de comprimento e pesar até cerca de 30 toneladas, vem para o Brasil, entre junho e outubro, procurar águas quentes e protegidas para o nascimento dos filhotes no período.

O Projeto Baleia Jubarte fomenta o turismo de observação de baleias, uma atividade turística considerada sustentável. Na Bahia, empresas parceiras realizam o passeio em diversas cidades, como Caravelas, Porto Seguro, Ilhéus, Itacaré, Salvador e Praia do Forte. Na capital baiana, duas empresas parceiras irão fazer passeios com escunas para turistas observarem baleias em alto mar: a Shark Dive e Luck Receptivo. Informações de valores e início das atividades ainda não foram divulgadas.

HiJgSHl.md.jpg
Recomendamos que as pessoas procurem empresas que se preocupem tanto com a segurança do turista quanto com a do animal. Para isso, o Projeto Baleia Jubarte trabalha com empresas parceiras onde avaliamos as embarcações, a segurança das mesmas, treinamos e capacitamos as equipes para que o turista se sinta seguro e saia encantado com a atividade, já que se trata de uma atividade em alto mar”, reforçou Gustavo Rodamilans, coordenador do Projeto Baleia Jubarte, criado em 1988, visando estudar e proteger a população remanescente do animal marinho no Brasil.

Fotos: Divulgação/Projeto Baleia Jubarte.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias