28 Apr 2023
Startup de ESG e tecnologia cria novo hábito e recicla 2,8 mil toneladas de resíduos

Em abril, a ESG Tech so+ma completa oito anos e durante este tempo conseguiu receber mais de 2,8 mil toneladas de resíduos recicláveis em suas casas amarelas, hubs e iniciativas em fábricas e escolas espalhadas pelas cidades de Salvador, Camaçari, Curitiba, Goiânia e São Paulo. Este montante é o equivalente ao peso de 177 ônibus ou a 2,5 estátuas do Cristo Redentor, do Rio de Janeiro. Durante estes 8 anos, cerca de 180 mil pessoas tiveram acesso a tecnologia e metodologia do programa so+ma Vantagens criando novos comportamentos. O programa funciona da seguinte forma: os consumidores se cadastram por meio do aplicativo, levam seus resíduos, acumulam pontos e os trocam por benefícios como cursos, descontos no comércio local e em aplicativos, alimentos, itens de higiene e limpeza. |
Isso significa que mais de 151 mil moradias foram impactadas por uma nova atitude colocando na prática a economia circular ao entregar os mais de 2,8 mil toneladas de resíduos recicláveis. Quanto às cooperativas, elas receberam além dos resíduos sólidos, um apoio financeiro de R$ 500.543,25. O impacto ambiental que a ESG Tech causou positivamente durante sua existência, principalmente nos últimos 2 anos, quando a operação amadureceu e se intensificou são o equivalente a:
1- Economia de mais de 6,6 milhões de kWh
O que daria para abastecer por um dia cidades como Belo Horizonte (MG) ou Manaus (AM) ou por 1 mês, cidades como Camboriú (Santa Catarina) ou Ubatuba (São Paulo).
2 - Mais de 382,5 milhões de litros de água que deixaram de ser contaminados
Este volume é o equivalente para encher mais de 153 piscinas olímpicas.
3- Economia de mais de 140 milhões de litros de água
Isto equivale a 56 piscinas olímpicas.
4 - Cerca de 22.624 árvores salvas
Esta quantidade representa a 13,6 hectares de terra ou 19 campos de futebol.
5 - Mais de 6,2 milhões de quilos de CO2 mitigados
Seriam necessárias 397 mil árvores "trabalhando" por um ano para neutralizar as 6mil toneladas de CO2 que deixaram de ser emitidas.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.
Fotos: Divulgação.