Sem festa mas com agito: sete dicas para você curtir o Rio Vermelho no dia 2 de fevereiro

As ruas cheias de gente demonstrando sua devoção à Iemanjá da alvorada ao pôr do sol do dia 2 de fevereiro, no bairro do Rio Vermelho, é o que torna a festa em homenagem à Rainha do Mar uma das mais bonitas do verão baiano. Em cada canto, varanda, casa, restaurante ou mesmo na rua tem sempre uma música rolando e um grupo dançando. Este ano não será possível experimentar essa mistura do sagrado com o profano, por isso criamos um roteiro para quem quer viver um pouco do que faz a região uma das mais frequentadas da cidade.
riovermelhoon-alo-alo-bahia
Vá ver Iemanjá primeiro
Nada te impede de levar suas flores para a Rainha do Mar em qualquer lugar da cidade, antes de partir para o Rio Vermelho (que vai estar com a praia interditada). Faça seu ritual sem aglomerar.
floresCafé da manhã
O dia começa cedo no Rio Vermelho, então que tal aproveitar para fazer a primeira refeição na Casa Castanho, especializada no assunto? Outra dica é o Pasta em Casa, que neste 2 de fevereiro, fará uma edição especial do seu café da manhã, que vai virar brunch na calçada.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Curta o pôr do sol
Assistir ao pôr do sol no Rio Vermelho é um presente da natureza. Ali, na Casa de Iemanjá, na Colônia de Pescadores Z1, a vista é esplêndida e rende ótimas fotos. Aproveite esse momento só ou em boa companhia tomando um açaí ou um sorvete, embora nada te impeça de viver o momento comendo um abará quentinho embaixo da amendoeira onde fica Regina e bebendo uma cerveja gelada.
rodrigodrones
Visite a Casa do Rio Vermelho
Aberta de terça a domingo, das 10h às 18h (com acesso até as 17h), a casa onde viveu o casal Jorge Amado e Zélia Gattai por 40 anos é um passeio imperdível. Localizada no número 33 da Rua Alagoinhas, recebe o público desde 2014, expondo o acervo de memórias dos escritores, rico em arte de todos os tipos e origens, além de objetos pessoais, como a máquina de escrever usada por ele para escrever seus romances. A curadoria é do designer Gringo Cardia. Às quartas, o acesso é grátis.
fachada-rio
Faça compras
Um rolê no Rio Vermelho também pode render boas compras. Na Guapa, localizada no shopping de mesmo nome do bairro, o acervo é diverso. Tudo - dos objetos de decoração à moda -, é feito por produtoras mulheres. Com a mesma energia colaborativa, o Miranda Estúdio, perto do Largo de Dinha, reúne um acervo criativo de peças com design para vestir e enfeitar o lar. Vá até a The Finds, na Rua Itabuna, 160, e conheça as roupas atemporais e versáteis criadas para mulheres autênticas. Passe também na Casa Wari para conhecer suas peças em prata e marque uma visita ao ateliê da designer de acessórios Candida Specht. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Bata perna pelo entorno
A noite do Rio Vermelho é bastante eclética, com diversidade gastronômica, points de diversos públicos e opções para todos os bolsos. O rolê pode começar ali na região das quadras esportivas, onde ficam o Jabu, Cosi, Pizza e o La Taperia, seguir pelo Largo de Dinha, pegar a Rua Conselheiro Pedro Luiz, onde está o BomBar e o Eco, passar pela Borracharia e Sanbar e chegar até o Largo de Cira. Vá até a Vila Caramuru para ver o movimento e finalize o passeio indo pela Rua do Meio, onde fica o Dona Mariquita, até chegar na praça onde estão o Bottino, o Parságada e o Amada Lisboa, entre outros restaurantes e bares.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Curta as festas privadas
Vários locais no Rio Vermelho vão celebrar Iemanjá no seu dia, a maioria tendo como principal atração o prato mais tradicional da festa em homenagem a orixá: feijoada. O Hidden estará "vestido" com decoração temática e uma feijoada preparada pelos chefs do Larriquerri, além de atrações musicais. As celebrações começam na noite desta terça-feira (1º), às 19h30, com a festa Balaio de Iemanjá, quando os participantes receberão flores que serão depositadas no balaio levado ao mar na madrugada do dia seguinte.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Realizada há seis anos, a festa all inclusive Yemanjá Vip, da Oquei Entretenimento, será no Novotel Rio Vermelho e terá shows de Cheiro de Amor e Batifun, buffet de feijoada e open bar de cerveja, água e refrigerante. Outro festejo tradicional, a Feijoada da Dadá, será na Zomo Zone, com Afrodisíaco, entre outras atrações musicais. No Solar Restaurante, o cardápio leva a assinatura da chef Andréa Nascimento. Para convidados, a abertura do Canto Hotel também será celebrada com feijoada. Guarde disposição para sábado (5) ir até o Blue Praia Bar curtir o Yemanjá Blue.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Dica bônus
 Se quiser começar a homenagem à Iemanjá ainda hoje, passe na recém-inaugurada Casa Rosa (Praça Colombo, 106). Por lá, até meia-noite, está rolando o Festival Oferendas, que em sua 10ª edição faz uma grande homenagem a Lia de Itamaracá. Esse encontro entre arte e fé trará Mateus Aleluia Filho, Nara Couto e Jonathan Ferr, Barro, Dani Vie, Jader e Guilherme Assis, Hiran e Ubuntu, Tutu Moraes, Márcia Castro, Iara Rennó e Josyara, além de performance de Fause Haten “Esculpindo Presentes”. Além das atrações artísticas, o público poderá degustar de petiscos e drinks do Puxadinho LarriBar.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Leia também: 

Fotos: @um_mapa_e_uma_moto, @eliasrosal, @rodrigodrones1 e Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias