Quadro "Orixás" retornará ao Salão Nobre do Palácio do Planalto; entenda

redacao@aloalobahia.com

Nesta segunda-feira (2), durante a posse da ministra da Cultura, Margareth Menezes, a primeira-dama Janja Silva anunciou o retorno da pintura “Orixás” para seu antigo posto, no Salão Nobre do Palácio do Planalto. O imponente óleo sobre tela tem 3,61 metros de largura por 1,12 metro de altura e foi pintado por Djanira da Motta e Silva (1914-79) nos anos 1960. 

O quadro, que retrata, em tons vibrantes, Iansã, Oxum, e Nanã, precisará passar por uma restauração após ser devolvido de uma exposição que integrará agora em janeiro. “Havia um furo feito de caneta na tela. Mas, vai voltar ao local que pertence, o Palácio do Planalto”, disse nota publicada na Veja, que menciona a recomposição do acervo.

A obra foi removida de seu antigo posto, no salão destinado a cerimônias especiais, há três anos, por ordem de Jair e Michele Bolsonaro. A peça foi enviada a uma “reserva técnica”, sendo substituído pela pintura “Pescadores”, da mesma artista, réplica de quadro de 1958. A ex-primeira dama é evangélica e o ex-presidente chegou, durante seu governo, a postar vídeo em que associa a religião de matriz africana às trevas.

Foto: Divulgação/Palácio do Planalto. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias