Presidente português condena racismo contra filhos de Ewbank e Gagliasso, mas minimiza xenofobia

redacao@aloalobahia.com

Após Titi e Bless, filhos de Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso, serem vítimas de racismo em Portugal, no último sábado (30), o presidente do país Marcelo Rebelo de Sousa publicou nota oficial nesta segunda-feira (1º), condenando o ato. A publicação não cita nominalmente os artistas brasileiros, mas afirma que “todo ato de racismo ou xenofobia é condenável e intolerável”.
 
“Não há ‘portugueses puros’, somos todos descendentes de culturas, civilizações e origens muito diversas”, destacou o representante português. Ele lamentou ainda que “há, infelizmente, setores racistas e xenófobos entre nós”, reforçando que acredita se tratar de uma minoria, que não representa a sociedade portuguesa como um todo.
 
Desde que entrou em vigor em setembro de 2021, a nova lei de combate à discriminação já rendeu número recorde de queixas de racismo e xenofobia. Em apenas dez meses, o número superou as registadas em todo o ano de 2017 e ainda não há registros sobre a aplicação de multas que, de acordo com a lei, podem superar oito mil euros.
 
O presidente de Portugal fez questão de minimizar a questão no comunicado. "Não há nenhuma coisa contra o brasileiro. Há um fenômeno nunca antes existente de imigração do Brasil para Portugal e é transversal a todas as classes econômicas. Os brasileiros participam de forma intensa da sociedade portuguesa", disse.

Em tempo, Giovanna usou suas redes sociais na tarde desta segunda-feira (1º), um dia após entrevista ao Fantástico, para agradecer o apoio da imprensa, dos amigos e dos seguidores:
  Foto: José Sena Goulão. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias