Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso falam ao "Fantástico" sobre racismo contra os filhos: "Dor e indignação"

José Mion é jornalista, assessor de imprensa, apaixonado por Gastronomia e escreve para o Alô Alô Bahia.

Títi e Bless, de 9 e 7 anos, filhos do casal Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso, foram vítimas de racismo em um restaurante em Portugal, neste sábado (30). Uma mulher, sem motivos, xingou as crianças e, obviamente, gerou reações dos pais - e de toda uma sociedade.

 "Você ficar calado é ser cúmplice", disse Gagliasso, neste domingo (31), em entrevista ao Fantástico da Rede Globo. Na conversa com a repórter e apresentadora Maju Coutinho, o ator ainda reforçou que o grito da esposa "foi de dor, mas também de indignação".

"Pretos imundos" e "voltem pra África" foram algumas das frases ofensivas que a pequena Títi ouviu da mulher, que, possivelmente, não esperava a reação. "Ela nunca esperava que uma mulher branca fosse combatê-la. A minha fala vai ser validada. Eu não vou ser a 'louca'", reforçou Giovana, que questionou se a situação seria a mesma se os pais fossem pretos.

"Provavelmente, não", respondeu durante a matéria a própria Maju, que ganhou reforço da baiana Carla Akotirene, pesquisadora, autora e colunista sobre feminismo negro no Brasil, professora assistente na UFBA.

"O europeu, em seu delírio de superioridade e supremacia branca, tem condições de atacar a gente em quaisquer lugar do mundo e por mais que sejamos filhos de pessoas brancas hegemônicas. Presto solidariedade", disse a especialista, que reforçou que a "obrigação de combater o racismo estrutural não é só da vítima".

"A briga é nossa, de pais brancos de filhos pretos; pais de filhos brancos, e de todos", reforçou Bruno. Emocionada, Giovanna não escondeu que agrediu fisicamente a racista. "Na verdade, ela não agrediu, ela reagiu. Não confunda a reação do oprimido com a ação do opressor", defendeu Bruno.


Veja vídeo: 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 


Matéria relacionada: 

Leia mais notícias na aba Notas

Foto: Reprodução/ TV Globo. Siga o insta @sitealoalobahia
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias