Presidente da França defende que direito ao aborto seja incluído da Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia

redacao@aloalobahia.com

O presidente da França, Emmanuel Macron, defendeu nesta sexta-feira (8) que o direito ao aborto seja incluído na Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia. Na última segunda-feia (4), a França se tornou oficialmente o primeiro país do mundo a prever na Constituição a liberdade da mulher de interromper a gravidez.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

"Vamos liderar essa luta em nosso continente, em nossa Europa, onde as forças reacionárias estão atacando os direitos das mulheres. [...] Além da Europa, lutaremos para tornar esse direito universal e efetivo. Lutaremos por todas as mulheres", afirmou Macron.

Embora seja permitido na maioria dos países do bloco, garantir o acesso ao aborto na Carta da UE pode ser uma missão complexa, de acordo com a avaliação de especialistas, tendo em vista que não há um consenso sobre o tema.

No pronunciamento desta sexta-feira (8), Macron alertou ainda que na Europa "as forças reacionárias sempre atacam os direitos das mulheres primeiro, antes de atacar os direitos das minorias, de todas as pessoas oprimidas e de todas as liberdades"

A Carta dos Direitos Fundamentais da UE consagra os direitos individuais no bloco e tem o mesmo valor legal que os tratados, de modo que qualquer cidadão pode invocá-la se seus direitos não forem respeitados.

 * Por Luana Veiga. Foto: Gonzalo Fuentes / POOL / AFP.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias