Portuguesa Victoria Guerra, da série "Santo", da Netflix, fala de relação com Salvador: "quero voltar"

José Mion é jornalista, assessor de imprensa, apaixonado por Gastronomia e escreve para o Alô Alô Bahia.

Filha de pai português e mãe inglesa, Victoria Guerra parece ter nascido mesmo pro mundo. Ela interpreta Bárbara na série "Santo", da Netflix, que teve cenas gravadas em Salvador, onde morou por um mês e meio, aproximadamente, e onde criou laços que vão além da parte turística. "O que mais gostei em Salvador foi da energia acolhedora dos baianos, a cultura, a comida, o candomblé, as praias, o mar quente... Gostei muito!", disse com exclusividade ao Alô Alô Bahia.
 
Apesar de ter vindo à capital baiana pela primeira vez para gravar a série e ter visitado o Brasil a trabalho, também pela primeira vez, só em 2018, Victoria reforça que a relação com o país não é de agora. "Aqui em Portugal sempre ouvimos música brasileira, vemos séries, novelas e filmes brasileiros", diz a atriz, que filmou uma série no Rio de Janeiro em sua primeira vinda e, em 2019, o longa "A Viagem de Pedro”, com Cauã Reymond.
 
"Agora, conheci finalmente a Bahia, que me apaixonou. Quero voltar, seja para trabalhar ou em viagem para conhecer outros lugares", revelou a artista. "A energia dos baianos e o candomblé me marcaram. Tive a oportunidade de ir em alguns terreiros e amei. É uma cidade culturalmente muito forte e isso se sente em cada esquina. Como artista, me identifiquei muito com Salvador", seguiu.
 
Qmlbp4.md.jpg
No curto período em que ficou na cidade, ela não deixou de desbravar e ser conquistada por bairros, restaurantes e pontos turísticos. "A praia do Porto da Barra, aonde a gente ia no final do dia de filmagem e nas folgas; o bairro do Rio Vermelho...", elencou Victoria, que guarda boas memórias dos sabores dos restaurantes Amado e Casa de Tereza e do que registrou na Fundação Pierre Verger e na fundação Casa de Jorge Amado. "Muitas memórias!", relembra.
 
Muito próxima de Bruno Gagliasso, com quem contracenou na Bahia, a atriz não deixou passar a oportunidade de comentar sobre o recente caso de racismo que os filhos do ator sofreram em seu país natal, em julho. "Foi deplorável. É lamentável que o racismo exista ainda nos dias de hoje. Queremos sempre acreditar que é um caso isolado, mas a verdade é que ainda existe muito a fazer pelo respeito e igualdade", reflete.
 
Na trama, sua personagem é uma jovem portuguesa que viaja até Madrid para estudar medicina, mas vê seus passos a levando em outra direção, em busca de uma nova vida, mesmo motivo que leva muitos brasileiros a Portugal. "A emigração para procurar uma vida melhor sempre existiu. Fernando Pessoa dizia 'a minha pátria é a língua portuguesa” e penso que isso explica também porque os brasileiros procuram cada vez mais Portugal', finaliza.
 
Fotos: Reprodução/Redes Sociais. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias