O Rei na Bahia: relembre os jogos de Pelé em solo baiano

Kirk Moreno é jornalista, assessor de imprensa e escreve para o Alô Alô Bahia. Insta: @kkmoreno.

Quando Pelé esteve na Bahia pela primeira vez, ele ainda não era o Rei do Futebol. Em 1957, aos 15 anos, ele veio para Salvador com a delegação do Santos, que venceu o Bahia por 2 a 1, em amistoso, no dia 22 de agosto daquele ano. De lá para cá, o atleta do século jogou por aqui mais 15 vezes: nove contra o Bahia, duas contra o Vitória, uma contra o Galícia e quatro contra a seleção baiana.

Em solo baiano, o Rei do Futebol atuou pelo Santos, Seleção Brasileira e seleção paulista. Foram seis gols - um deles na segunda partida da final da Taça Brasil de 1959, quando o Bahia levantou o troféu daquela edição, se tornando o primeiro campeão brasileiro da história, mas o time paulista venceu o único jogo disputado em Salvador, por 2 a 0, com atuação magistral de Pelé.

Em jogos contra o Bahia na Fonte Nova, o Rei venceu cinco vezes, empatou três e perdeu apenas uma. Contra o Vitória, só atuou em três partidas, sendo duas no estado. Não marcou gols no Leão e perdeu ambas: 1 a 0 em 1972 e 2 a 0 em 1973.

Em 28 de janeiro de 1964, Pelé viveu a sua provável melhor lembrança em Salvador: levantou o troféu de campeão brasileiro. Já em 1969, o atleta buscava o milésimo gol da sua carreira em um jogo contra o Bahia. O rei tentou, mas o seu gol mil só veio três dias depois em um jogo contra o Vasco, no Maracanã.
HTsJ4Bn.jpg
O amor da Bahia por Pelé é declarado desde 1971, quando ele foi homenageado na Fonte Nova com uma estátua no entorno do estádio – após ações de vândalos, a obra da artista plástica Lucy Viana Medina fica agora dentro da Arena. O Rei do Futebol foi eternizado em bronze com a Taça Jules Rimet, conquistada por ele três vezes: 1958, 1962 e 1970.
 

Fotos: Reprodução /Twitter. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias