Em meio a incertezas do TCA, Prefeitura estuda construção de novo teatro em Salvador

Jornalista, editora de textos e colaboradora do Alô Alô Bahia. | Instagram: @itsnaiana

A Prefeitura de Salvador estuda a construção de um novo espaço cultural público equivalente ao Teatro Castro Alves (TCA). A informação é do secretário municipal da Cultura e Turismo (Secult), Pedro Tourinho.

“A gente está colocando agora nos nossos projetos o desenvolvimento de um projeto executivo para fazer um teatro municipal, estamos trabalhando para construir um teatro que tenha o tamanho equivalente ao Teatro Castro Alves”, explicou o gestor municipal, em entrevista ao Projeto Prisma nesta segunda-feira (19).

 Pedro Tourinho assume Cultura e Turismo de Salvador e fala sobre projetos à frente da pasta

Ainda não existe um lugar definido para a construção do espaço, segundo Tourinho. “A gente está procurando exatamente lugares, possibilidades para fazer, mas é uma coisa que está na probabilidade nossa, para talvez ainda esse ano lançar uma coisa nesse caminho. Não é uma coisa simples, é um investimento alto para a Prefeitura. Não quer dizer que não pode ser feito, mas demora mesmo para fazer”, completou.

O secretário acrescentou que hoje na Bahia não existe um espaço para eventos como o Teatro Castro Alves em termos de estrutura. Enquanto o TCA comporta 1.500 pessoas, os outros lugares em funcionamento na capital baiana são bem limitados para a realização de certos eventos. O Teatro Sesc (foto abaixo), que será reaberto no dia 27, é atualmente o teatro com mais espaço em Salvador, e não tem nem a metade do tamanho do TCA: são 521 cadeiras.

Exclusivo: Teatro Sesc Casa do Comércio reabre no dia 27 com show de Brown; saiba detalhes

O incêndio que atingiu parte da estrutura do TCA, em janeiro deste ano, aliás, escancarou a escassez de grandes espaços para eventos culturais na capital baiana. Produtores e a classe artística têm se queixado sobre o cenário artístico escasso, limitado pela falta de equipamentos maiores para receber peças, shows e eventos.

De acordo com Pedro Tourinho, a gestão municipal até levantou a hipótese de fazer um espaço no Centro de Convenções, “mas não foi feito um modelo tão ideal”.

Para ele, outro teatro com o mesmo porte do TCA ajudaria a desenvolver o mercado na capital baiana. “Ia ajudar a ter espaço para desenvolver o mercado, nem sempre tem mercado, mas se você precisar investir para desenvolver”, disse.

Além do TCA, também estão fechados o Teatro ICBA e o Teatro Isba, ainda sem previsão de retorno. Também foram encerradas as atividades do Teatro XVIII, que fica no Pelourinho, enquanto o Teatro ACBEU foi demolido para a construção do empreendimento de luxo do Grupo Alive, no Corredor da Vitória.
​  
O Teatro Diplomata, em Patamares, foi readequado para realizar apenas formaturas, fora alguns espaços fechados há anos por problemas estruturais, como é o caso do Cine Teatro do ICEIA, no Barbalho.

O Teatro Sesc, por sua vez, reabre no próximo dia 27, o que já ajuda a melhorar um pouco o cenário artístico local. ​Estão abertos mais oito espaços pela Prefeitura de Salvador, segundo informações da Fundação Gregório de Mattos (FGM), e outros sob a gestão do Governo do Estado. 

Fotos: Valter Pontes/Secom, Reprodução/Redes sociais e Juliana Souza/Divulgação.

​Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias