Inteligência Artificial: prestigiada premiação de fotografia é enganada por artista alemão

redacao@aloalobahia.com

Enquanto a obsessão pela inteligência artificial (IA) segue em alta e a sociedade não questiona quem são as empresas por trás dela e como se beneficiam, criando uma legislação real para casos que a envolvam, ela ataca novamente, justamente para mostrar nossa vulnerabilidade.

Depois de render uma música de sucesso no streaming, abrindo o olho de muitos artistas da indústria da música, a vítima agora foi o Sony World Photography Awards, um dos maiores prêmios internacionais da fotografia. 

Na edição 2023 do concurso, o artista alemão Boris Eldagsen, que teve uma foto sua escolhida como a mais criativa, recusou o prêmio após o anúncio. Intencionalmente, ele inscreveu uma imagem criada por inteligência artificial, que nunca foi tirada de fato.

A intenção de Boris era avaliar se as competições estariam preparadas para a entrada de imagens de IA. Segundo ele, que espera ter acelerado esse debate, o mundo da fotografia precisa de uma discussão sobre o tema.

Pelo júri, Boris foi acusado de ter "mentido deliberadamente". Já o artista diz, inclusive, ter sido transparente sobre a natureza de sua obra.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia

Foto: Vice/Reprodução.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias