18 Apr 2023
Música ‘fake’ rende mais de 10 milhões de views no TikTok; entenda

Os dois artistas ainda não se posicionaram sobre o fato, mas, recentemente, Drake havia comentado sobre músicas geradas por IA que roubam sua voz. O autor Ghostwriter e o Spotify também não se posicionaram ainda.
Na semana passada, outra vítima foi o rapper norte-americano Eminem. A UMG, que representa o artista, cobrou direitos autorais de vídeos do YouTube gerados por IA em que “Eminem” fazia rap sobre gatos.
A lei de direitos autorais não é tecnologicamente avançada o suficiente, com diretrizes específicas sobre produção com base em IA.
A UMG declarou que a ascensão da música gerada pela tecnologia “levanta a questão de saber de que lado da história todas as partes interessadas no ecossistema da música querem estar: do lado dos artistas, fãs e expressão criativa humana, ou do lado dos deep fakes e fraudulentos, negando aos artistas sua devida compensação”.
As informações são do TechCrunch’s.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.
Foto: Ilustração por Alex Castro / The Verge.