2 Mar 2023
Uma das mais antigas instituições culturais da Bahia, Gabinete Português de Leitura completa 160 anos

A primeira ata do Gabinete, escrita há exatos 160 anos, definia a finalidade do local de adquirir “obras de reconhecida utilidade, escritas nos idiomas português e francês, e mais aquelas que posteriormente se julgarem mais precisas, assim como os principais jornais publicados em Portugal e no Brasil”, diz o documento. Os fundadores queriam manter os laços de união entre o reino e a comunidade luso-baiana, estabelecendo um núcleo de cultura portuguesa na Bahia através da Biblioteca Infante D. Henrique, que pertence e funciona no local e conta com um acervo de aproximadamente 25.000 volumes - entre livros, folhetos e periódicos.

Segundo o próprio Gabinete Português de Leitura, trata-se da instituição cultural mais antiga em atividade no estado - o historiador Rafael Dantas também não se recorda de uma outra anterior. A sua primeira sede foi instalada à Rua Direita do Comércio. Em 1896, ela foi para a rua do Palácio, nº 40 - hoje Rua Chile. Até ir para a Praça 13 de Maio – atual e famosa Praça da Piedade -, onde inauguraram, em 1918, o atual edifício de estilo arquitetônico Neomanuelino (cujas origens remontam a época do Descobrimento) no terreno que, na época, custou 55.000$000 (cinquenta e cinco mil réis). O prédio é assinado pelo arquiteto italiano Alberto Barelli, com uma fachada de escudos e brasões que evidenciam o patriotismo português.
“É uma das construções mais icônicas da cidade. Ela transmite em sua fachada, com todos detalhes e adornos, uma estética tipicamente portuguesa, que remete a uma fase importante, do ponto de vista do desenvolvimento das ações culturais portuguesas no mundo, especialmente ao longo dos séculos 16, 17 e 18. Tanto a fachada quanto o espaço interior remetem às navegações, as expansões comerciais marítimas e as figuras alusivas à cultura e mundo político português”, conta Rafael Dantas.
O historiador chama atenção para o local onde o Gabinete Português de Leitura se instalou, entre a avenida Sete de Setembro e as igrejas da Piedade e São Pedro: “A região passou por grandes melhoramentos urbanos a partir do século 20, mas já era importantíssima em Salvador muito antes da construção do Gabinete. Foi ali na praça que tivemos o enforcamento dos inseridos na Conjuração Baiana no século 18. O gabinete fica ao lado do antigo prédio do Senado, que hoje pertence ao Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. Portanto, ele está inserido em uma das vias de modernidade, de grande circulação de pessoas e um dos espaços do Centro da capital baiana mais importantes de todos esses tempos”.

Durante a sua trajetória, o Gabinete recebeu visitantes notáveis da cultura portuguesa, ministros e presidentes de Portugal. Em 9 de junho de 1922, os aviadores portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral fizeram a primeira ligação aérea Portugal-Brasil ou Europa-América e foram recebidos, solenemente, deixando escrito no Livro de Honra a passagem pela Instituição e pela primeira cidade do Brasil: “Nunca poderemos esquecer que passamos no Gabinete Português de Leitura uma das noites mais felizes da nossa vida” 9-VI-22 (Livro de Honra, 1922).
Em janeiro deste ano, os cantores baianos Caetano Veloso e Daniela Mercury visitaram o Gabinete Português de Leitura. Os artistas participaram da gravação de um especial sobre a música brasileira. O artista santamarense também deixou uma mensagem no Livro de Honra do local, cuja primeira manifestação data de 1863. Todos foram recebidos pelos diretores do espaço: Abel Travassos, Daniel Bento e Flávio Novaes.
Caetano Veloso e Daniela Mercury visitam Gabinete Português de Leitura, em Salvador
Celebração aos 160 anos
Para celebrar os seus 160 anos, o Gabinete Português de Leitura irá receber, nesta quinta-feira (02), uma palestra do professor Rafael Dantas e uma apresentação musical de Jam Session, no prédio da Praça da Piedade, em evento somente para convidados. José Nunes da Silva, de 93 anos, também será homenageado pela diretoria. Natural de Lisboa, ele é o mais velho sócio do Gabinete.
Fotos: @myphantomtoy e Reprodução/Instagram/Gabinete Português de Leitura, Jefferson Peixoto/Secom e Valter Pontes. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.