5 Dec 2022
Conheça a história da casa em que Maria Bethânia passa temporadas em Salvador
Em conversa com o Alô Alô Bahia, o historiador e professor Rafael Dantas contou que há indícios que a casa de Bethânia seja remanescente de meados do século 19. Em uma fotografia da capital baiana da década de 1870 é possível ver o imóvel ou pelo menos o que poderia ser a residência naquele período.
“É provável que no decorrer dos anos seguintes a região tenha passado por diversos restauros, intervenções e reformas. A casa hoje deve ter resquícios deste antigo imóvel dos meados do século 19. É seguro afirmar que a residência preserva um volume e uma estética típica das residências desta época naquela região da cidade de Salvador. Um prédio muito bonito”, ressaltou o historiador.
A residência que hoje é de Bethânia está localizada no entorno do Convento de Santa Teresa, fundado em 1665 e um marco da religiosidade na cidade naquele período, transformando a região em uma das mais importantes e interessantes da capital baiana. Segundo o historiador Rafael Dantas, o entorno começou a ser habitado por conta da construção religiosa: “A ocupação começou no Século 16, sendo intensificada no século 18 e, especialmente, no século 19, quando diversas casas foram construídas na parte alta e na beira da encosta. Os sobrados que existem naquela área são especialmente do início dos anos de 1800 e outros do decorrer do início do Século 20”. Como não existe uma pesquisa específica sobre a casa em si, não há como afirmar se a integridade do imóvel - que no século 19 provavelmente possuía dois pavilhões - foi mantida. Em 2018, a residência passou por uma última reforma e ganhou novos espaços: um deles foi uma laje na parte de cima da garagem. O ambiente foi planejado para a cantora receber amigos e músicos para rodas de samba - coisa que Bethânia ama. Matéria relacionada:
Maria Bethânia chega a Salvador e é tietada por fãs na avenida Contorno: “que alegria, viva a Bahia”
Confira postagem no Instagram:
Fotos: Elias Dantas/ Alô Alô Bahia e Acervo / Rafael Dantas. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.