Gripe aviária é uma ameaça real? Veja tudo o que se sabe até agora sobre surto da doença

Desde que oito casos de gripe aviária H5N1 foram confirmados em aves silvestres no Brasil pelo Ministério da Agricultura (MAPA), sendo sete deles no Espírito Santo e um no Rio de Janeiro, os estados começaram a reforçar as ações sanitárias para prevenir a proliferação da doença pelo país. Esta é a primeira vez que a gripe aviária é detectada por aqui. 

Mesmo sem casos na Bahia (ao menos por enquanto), a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) publicou na terça-feira (23) um comunicado de risco devido à emergência zoossanitária decretada pelo MAPA. Válidas por 180 dias, as recomendações incluem a intensificação da vigilância de epizootia em aves silvestres e domésticas e de síndrome gripal (SG) e síndrome gripal aguda grave (SRAG) em pessoas expostas a esses animais. 

O que é a gripe aviária

A gripe aviária é uma doença que acomete aves, causada pelo vírus influenza A, que pode ser dos tipos H5N1, H5N8, H7N9 ou H9N2. Essa condição raramente afeta os humanos, mas, quando acontece, geralmente se dá de forma grave. A doença não passa de pessoa para pessoa; a sua transmissão acontece somente pelo contato com aves contaminadas. Os humanos mais vulneráveis são aqueles que trabalham diretamente com aves, sejam elas vivas ou mortas. 

Além do contato com animais ou seres humanos infectados, a gripe aviária pode ser transmitida para as pessoas através da ingestão de aves cruas ou malcozidas. Por isso, entre os cuidados recomendados estão a orientação de não manipular animais com suspeita da doença, tampouco comer frangos e outras aves sem que estejam bem cozidas. Também é recomendado que a população não ataque aves aleatoriamente, nem descarte por conta própria animais que forem encontrados doentes ou mortos.
 
Hgm363x.md.jpg
A doença já matou centenas de milhões de aves e mamíferos infectados em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde Animal, uma vacina é necessária para evitar uma pandemia da doença. No Brasil, o Instituto Butantan iniciou testes para o desenvolvimento de uma vacina. No atual surto a nível global, países como Reino Unido já detectaram casos de humanos infectados. Em abril, a China registrou a primeira morte humana no mundo provocada pela doença.  

Sintomas e tratamento

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) aponta que, entre os sintomas nos animais, estão o andar cambaleante das aves e a alta mortalidade em uma mesma área. Diante de um caso suspeito, a população não deve tocar ou resgatar os animais. A agência pede que seja acionado de imediato o escritório da Adab mais próximo da ocorrência, ligar para o 0800 284-0011 ou enviar um e-mail para epidemiologia.adab@adab.ba.gov.br.  

Nos seres humanos, a doença pode se apresentar com sintomas semelhantes aos da síndrome gripal (SG) e da síndrome gripal aguda grave (SRAG), como febre, tosse, falta de ar, dor de cabeça, coriza e dor muscular. É necessário procurar uma unidade de saúde e comunicar o contato prévio com uma ave ou pessoa infectada com a doença. Gripe aviária tem cura e o tratamento é baseado no uso de analgésicos, antitérmicos e remédios para náuseas, por vezes antivirais. 
 
HgmF93v.md.webp
Nível de preocupação

De acordo com a ABPA, Associação Brasileira de Proteína Animal, o registro de novos casos não deve gerar impactos nas exportações ou risco ao abastecimento. O presidente da Associação, Ricardo Santin, destaca que, por enquanto, não há qualquer risco no consumo dos produtos, mas o surgimento dos casos liga o sinal de alerta. 

Em nota, a Secretaria da Saúde do Espírito Santo informou que, após a confirmação de gripe aviária em Nova Venécia, foram identificadas 24 pessoas que poderiam ter tido contato com a ave contaminada. Todas estão em monitoramento, sendo que apenas uma delas apresentou sintomas gripais leves. 

“A declaração de estado de emergência zoossanitária possibilita a mobilização de verbas da União e a articulação com outros ministérios, organizações governamentais – nas três instâncias: federal, estadual e municipal – e não governamentais. Todo esse processo é para assegurar a força de trabalho, logística, recursos financeiros e materiais tecnológicos necessário para executar as ações de emergência visando a não propagação da doença”, disse o ministro da agricultura, Carlos Fávaro. 


Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.

*Com informações do Jornal CORREIO e da Agência Brasil

Fotos: Shutterstock | Pixabay | OMS

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias