Governo federal declara emergência zoossanitária por causa da gripe aviária

redacao@aloalobahia.com

O governo federal, através do Ministério da Agricultura, decretou estado de emergência zoosanitária no país por 180 dias por conta do avanço do número de casos de gripe aviária nos estados de Espírito Santo e Rio de Janeiro. 

A decisão foi oficializada em edição extra do Diário Oficial publicada na noite desta segunda-feira (22), após o número de casos subir de cinco para oito. Embora ainda não haja casos identificados em humanos, a ocorrência em aves silvestres já foi registrada nos dois estados e a situação preocupa. Com o estado de emergência, no entanto, o governo passa a ter mais instrumentos para atuar e conter a disseminação do vírus. Eventos com aglomerações de aves já estão suspensos.

A pasta informou que a medida é necessária para evitar que a doença chegue na produção de aves de subsistência e comercial, além de proteger a fauna e a saúde humana.

Segundo o g1, como os casos foram confirmados em aves silvestres, o Brasil continua sendo considerado território livre de infecção pelo vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP), já que não existem diagnósticos na produção comercial e para consumo humano. Isso significa que os frangos e os ovos disponíveis nos supermercados não foram impactados.

O Ministério da Agricultura também prorrogou por prazo indeterminado a suspensão de feiras, exposições e outros eventos com aglomeração de aves, medida essa que já havia sido adotada no fim de março.

A criação de aves ao ar livre, com acesso a piquetes sem telas na parte superior, também continua suspensa. A determinação vale para qualquer espécie de aves de produção, ornamentais, passeriformes, aves silvestres ou exóticas que estejam em cativeiro ou criadas para outras finalidades.

A gripe aviária não é transmitida pelo consumo de aves ou ovos. O ministério orienta para que as pessoas não recolham aves doentes ou mortas. Com informações do g1 e Ministério da Agricultura.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.  

Foto: Cesar Horie/
Divulgação.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias