Governo da Bahia e órgãos federais se reúnem para discutir ressurgimento de óleo nas praias

redacao@aloalobahia.com

Secretarias e autarquias dos Governos do Estado e Federal se reuniram ​na manhã desta segunda-feira (18) com o objetivo de fazer um balanço e alinhar novas estratégias para dirimir os impactos do óleo que tem chegado na costa da capital e do interior baiano. O encontro aconteceu na sede da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos Inema, no centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. 

A iniciativa visa também monitorar as praias onde foram registrados o aparecimento do material para conter danos ao meio ambiente e indicar, em parceria com a Secretaria da Saúde (Sesab), medidas para o cuidado com a saúde da população.

WhatsApp Image 2023 09 18 at 19.48.24
Uma amostra do óleo recentemente encontrado na Praia da Barra, em Salvador, foi analisada por pesquisadores do Centro de Excelência em Geoquímica do Petróleo, Energia e Meio Ambiente do Instituto de Geociências da UFBA, o Lepetro. Os cientistas concluíram que o material tem forte correlação com o petróleo produzido no Kuwait, um país emirado árabe.

Além de técnicos da Sema e do Inema, participam do Grupo de Trabalho (GT), que teve início nesta segunda-feira, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) e a Marinha do Brasil.

Equipe técnica com membros do GT estão atuando nas cidades afetadas com o objetivo de orientar as prefeituras quanto à limpeza adequada e eficiente dos resíduos de óleo, evitando o retorno desse material para o mar, bem como o correto armazenamento e transporte. 

Manchas de óleo são encontradas em praias de Salvador
Além das ações por terra, especialistas dos órgãos ambientais e da Petrobras realizaram sobrevoo de helicóptero, no domingo (17), com o objetivo de identificar possíveis manchas isoladas e áreas de sensibilidade, para subsidiar ações de limpeza e contenção, com a produção de relatório georreferenciado.

Já nesta segunda, como parte da continuação do monitoramento das ações, militares da Marinha seguiram com o monitoramento na praia de Pratigi, em Ituberá, pela equipe da Delegacia da Capitania do Porto em Ilhéus.

As atividades contam também com a participação de especialistas em Identificação de Manchas em Mar, da Petrobras e Fiscalização Emergencial e Atendimento à Denúncia, do Inema.

Através das Vigilâncias em Saúde, a Sesab promoveu a elaboração e implementação do Protocolo de Avaliação da Saúde da População Exposta a Petróleo com orientações para serviços e trabalhadores da saúde da Bahia que tem como objetivo orientar os serviços e profissionais de saúde quanto à avaliação clínica e monitoramento da situação a curto, médio e longo prazos, da população exposta a resíduos e contaminantes de petróleo.

O que fazer caso tenha contato com óleo?
  • Se tiver contato com a pele:  
1. Limpar bastante, passar água e óleo de bebê 
2. Em caso que vá além de vermelhidão e leve coceira, procurar posto de saúde 
  • Se encontrar óleo na praia:  
1. Não coletar por si só, o óleo ainda tem metais pesados e é tóxico 
2. Chamar autoridades, como Ibama, Defesa Civil ou universidade, entidades com devidos equipamentos de proteção para manejo e descarte

*Publicado por N.R. Fotos: Reprodução/Redes sociais. 

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias