23 Mar 2023
Especial 474 anos: Saiba quais são os cinco lugares preferidos de Zé Eduardo em Salvador
“Lembro muito bem desta época. Eu amo o Rio Vermelho. Eu lembro que tomava caldo de cana com acarajé, vatapá e salada ali em Dinha, a falecida Dinha do Acarajé. Para mim é um dos bairros mais lindos que tem no país. Ele é rodeado de mar, de verde, de pessoas maravilhosas. Eu tenho muita saudade”, declarou Zé Eduardo ao Alô Alô Bahia, já adiantando um dos seus lugares preferidos em Salvador.
Zé Eduardo, que também é empresário e apresentador do programa de TV Balanço Geral, na Record Bahia, e o Jornal da Bahia no Ar 2ª Hora, na Metrópole FM, confessou já ter recebido convites de outras emissoras para sair da cidade, mas que recusou todos eles pelo amor a sua terra natal. “Esse desafio foi único na minha vida que eu não consegui enfrentar. Eu amo minha cidade, amo meu povo, amo minha terra, amo abrir a janela e ver o mar, comer um acarajé, um abará, tomar uma cerveja gelada, comer um caranguejo, correr, malhar. Aqui é a minha cidade, essa é a cidade que eu amo. Eu descrevo Salvador como uma cidade única e mágica”, disse.
Votos para a aniversariante
Para os 474 anos de Salvador, o radialista deseja o retorno da segurança na cidade: “A tranquilidade de Salvador, de alguns bairros, naquela época de 1979-1980, onde você podia sair andar e voltar com toda segurança possível”. Há também o desejo da diminuição da desigualdade social: “desejo mais paz, menos pobreza e mais emprego. É muito triste quando a gente passa por alguns lugares desta cidade e ver nitidamente que a pobreza ainda está instalada. É preciso que os governantes parem e se organizem para combater a fome, a pobreza e, principalmente, o desemprego. Porque o que o povo quer é emprego para trabalhar”.
Cinco lugares preferidos na capital baiana
Deixando o Rio Vermelho de lado, Zé Eduardo colocou no topo da sua lista o restaurante Porto Moreira, local que frequentava com o pai e que está em suas memórias afetivas. O estabelecimento, aberto em 1938, é um clássico no Centro de Salvador e vem enfrentando dificuldades desde a pandemia, com ameaças de fechar as portas. O seu cardápio é famoso por iguarias como moqueca de carne, rabada com pirão, mocotó, moqueca de arraia, língua ensopada e malassado.
O Boteco do Caranguejo ficou em segundo lugar na lista. O restaurante tem 8 unidades espalhadas na cidade, com um menu marcado por opções de frutos do mar, como o próprio caranguejo, além da lambreta, camarão e siri catado.
Para Bocão, o Acarajé da Regina, no Rio Vermelho, não poderia ficar de fora da lista e ficou na terceira posição.
O Restaurante da Preta, na Ilha dos Frades, vem logo em seguida. Com cozinha comandada por Angeluci Figueiredo, o lugar tem os frutos do mar como estrelas do cardápio e um cantinho aconchegante e charmoso, que fica na praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe.
Para fechar o top 5, o radialista escolheu o Porto da Barra. “É o ponto turístico que eu mais amo, sem sombra de dúvidas”, disse.
Saiba quais são os cinco lugares preferidos de Regina Casé em Salvador
Especial 474 anos é uma iniciativa do portal Alô Alô Bahia para celebrar o aniversário de Salvador no próximo dia 29 de março.
Leia mais notícias na aba Notas.
Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok.
Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos.
Fotos: Divulgação | Reprodução/Redes Sociais/Expedia. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.
Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok.
Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos.