Especial 474 anos: Saiba quais são os cinco lugares preferidos de Regina Casé em Salvador

Kirk Moreno é jornalista, assessor de imprensa e escreve para o Alô Alô Bahia. Insta: @kkmoreno.

Regina Casé tinha 10 anos quando veio pela primeira vez em Salvador. A história de paixão à primeira vista foi contada pela atriz no seu monólogo O Recital da Onça, que marcou, em 2019, a volta da artista aos palcos teatrais depois de mais de 25 anos. No espetáculo, que teve estreia nacional no Centro Histórico da capital baiana - mais especificamente no Espaço Cultural da Barroquinha -, ela lembra que estava em viagem de navio quando se apaixonou pela cidade. 

“Eu estava com os meus avôs indo para o Recife. Minha família é de Caruaru. O navio parou em Salvador. Quando ele foi se aproximando assim, de longe eu vi a Conceição da Praia, o Mercado Modelo, o Elevador Lacerda. Eu fiquei doida para descer. Eu achei o lugar mais lindo do mundo. Eu ficava vendo as pessoas na rua e eu senti imediatamente uma sensação de pertencimento total, que é a mesma que sinto até hoje”, relembrou Regina em entrevista ao Alô Alô Bahia.

A paixão à primeira vista virou história de amor duradouro. A atriz, que sempre passou temporadas pelo menos uma vez por ano na cidade, comprou uma casa há 13 anos no bairro do histórico do Santo Antônio Além do Carmo, onde costuma receber amigos. O imóvel já é praticamente um ponto turístico do local.
HjR959R.md.jpg
“Eu já ia todo ano para Salvador, mas ficava hospedada em casa de amigos, pulando de um lugar para outro. Depois quando a família aumentou, que não deu mais para ficar na casa dos outros, eu aluguei durante muito tempo uma casa (...) O que me levou para lá [o Carmo] foi a vizinhança. A minha alegria ali é que se eu for até a pracinha do Santo Antônio com os meus meninos, a padaria, eu já estou com o dia ganho”.

Título de cidadã soteropolitana

Em 2012, Regina, que é carioca, se tornou oficialmente soteropolitana. Ela recebeu o título de cidadã da cidade em uma cerimônia na Câmara Municipal de Salvador e não esconde o orgulho disso: “Eu nasci no Rio de Janeiro, mas me tornei com muito orgulho soteropolitana. Recebi a cidadania, é uma coisa que me orgulha muito. Eu adoro e revisito muitas cidades do Brasil. Cada uma com suas especificidades. A minha afinidade absoluta é com a cidade da Bahia, Salvador."
HjApDLF.md.jpg
Votos para a aniversariante

Para os 474 anos de Salvador, a atriz deseja a diminuição da desigualdade social, percebida por ela desde as primeiras vezes que visitou a cidade. “O abismo monumental da desigualdade social continua. As pessoas vão para Salvador ver a capoeira, ver o Carnaval, comer o acarajé, caruru, vatapá, a moqueca, vão dançar, ouvir a música. E essa gente toda que produz isso tudo? Essas pessoas têm que crescer, prosperar, receber de volta toda esta riqueza que produzem há pelos menos uns 400 anos”, disse.

Cinco lugares preferidos de Regina na capital baiana:

Foi difícil escolher, mas Regina Casé listou a pedido do Alô Alô Bahia os seus cinco lugares preferidos em Salvador. 

No topo da lista está a Igreja do Rosário dos Pretos, no Pelourinho, onde é celebrada toda terça-feira uma missa católica com alguns dos elementos da cultura africana, como as cantorias e danças. 
HjApyrJ.md.jpg
(Foto: @pontodevista_drones)

Na segunda posição está o Zanzibar, no bairro do Santo Antônio, que oferece uma deliciosa experiência gastronômica que transita entre África e Brasil. 
HjAyJ7R.md.jpg
(Foto: Divulgação/Zanzibar)

O Acarajé da Cira, em Itapuã, é quase uma parada obrigatória da atriz assim que chega na cidade e fica em terceiro lugar. 

O Porto da Barra vem logo em seguida: “é tão lindo ter uma praia no meio da cidade. E o jeito que ela é usada por todos os moradores, não ser uma coisa mais privada. Tem gente que não gosta da mistura. Eu gosto justamente da mistura”, disse ela. 

Por fim, porém não menos importante, ficaram os centros religiosos: “Segunda tomo meu banho de pipoca com Dona Matilde, de 97 anos, na porta da Igreja de São Lazaro, na terça vou para o Rosário e assim eu vou. Também vou no Gantois e várias outras casas de candomblé”, finalizou a artista sem conseguir lembrar de todos os pontos do seu roteiro.
HjAyFII.md.jpg
Especial 474 anos é uma iniciativa do portal Alô Alô Bahia para celebrar o aniversário de Salvador no próximo dia 29 de março.
 
Fotos: Divulgação | Reprodução/Redes Sociais. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias