10 Jul 2023
Dia do Lámen ou Rãmen: saiba onde comer o prato asiático em Salvador
O Kion Korean Cuisine (@kionkoreancuisine), na Pituba (R. Minas Gerais 508 A), orgulhoso de ser o único restaurante coreano na capital baiana, aposta na tradição. O Lámen do chef Gwiwon Seo, o simpático Kion (foto abaixo), leva, além do imprescindível macarrão oriental, o caldo quente acompanhado de carne, legumes, ovo e alga. O cardápio é bem variado e Kion não para de inventar moda, dando seu toque pessoal a vários pratos típicos do seu país natal.
Ali perto, também na Pituba (R. das Rosas, 492), a chef Nina Pessoa não tem medo de ousar. O Lámen tradicional do Buddha Bistrô Asiático (@buddhabistroasiatico), o Buddha Rãmen, é finalizado com caldo de lambreta, que rega o macarrão chinês acompanhado de frutos do mar, filé de tilápia, legumes, couve, ovo de codorna e shimeji. O toque baiano dá um sabor especial ao prato, que ganhará, nesta terça-feira (11), na data especial, 4 novas opções: Pho de Brisket, Pho de Filé Suíno, o Rãmem de Peixe e o Rãmem Vegano.
Os novos pratos passarão a fazer parte do menu fixo do Buddha, mas, amanhã e quarta (12), poderão ser degustados em dobro na casa. Isso mesmo! O cliente que pedir uma das opções ganha outra igual para consumir no espaço. Mas, nem adianta correr pra fazer reserva, porque já não tem mais vaga, dado o sucesso do prato por lá! Quem quiser provar as novidades, a partir do dia 13 de julho, ele estará à disposição no cardápio.
Ainda na Pituba, o chef Kaywa Hilton, do Boia Restaurante (@boiarestaurante), conhecido pela sua "cozinha do mar", incorporou o prato ao seu cardápio em ocasiões especiais, as "Noites de Rãmen do Boia" (R. das Hortênsias, 288). A ideia é que os encontros aconteçam uma vez por mês, mas em função da massa ser importada de São Paulo, do tradicional Jojo Ramen, a logística pode não permitir a peridiocidade desejada pelo chef para o evento, que já teve duas edições. A dica é ficar ligado nas redes sociais.
No Santo Antônio Além do Carmo, a Gyo (@gyo.zas) nasceu como uma cozinha artesanal de gyozas. Por trás do projeto, está Cacá Faria, que, dentro da própria residência, monta diversas opções de pratos para o cliente finalizar em casa. Entre as sugestões está o Lámen, que está no cardápio o ano inteiro, mas ganha temporadas especiais, principalmente durante o inverno de chuvas em Salvador.
Entre os eventos em que o prato é servido está o projeto coletivo Garagito (Rua dos Carvões, 68 B), que dá a oportunidade de o cliente degustá-lo presencialmente, em versões tradicional e vegetariano, além de gyozas, baos, cervejas artesanais e outras opções, oferecidas pelos moradores da rua onde acontece.
No Mercado do Rio Vermelho, a lojinha de produtos orientais Nippo Brasileiro (@nippobrasileiro) fornece os insumos para o cliente que quiser ousar preparar o próprio Lámen em casa, mas lá mesmo, aos sábados e domingos, o prato é servido, das 11h30 às 15h, com caldo apimentado, porco, missô ou shoyu. Basta chegar, mas, como é tudo feito na hora, o cliente pode entrar em contato pelo Whatsapp e confirmar a ida ao local, que eles vão adiantando o preparo.
Fotos: Divulgação, Reprodução/Redes Sociais e Felipe Almeida (Gyo/Garagito).
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.