'Dádiva divina': Preta Gil celebra cura e reforça carinho por Salvador: 'Minha raiz e minha força'

Matheus Simoni é jornalista, repórter e escreve para o Alô Alô Bahia | @teusimoni

A cantora Preta Gil foi só gratidão na primeira sexta-feira do ano, celebrada hoje (5) com uma missa em homenagem à cura alcançada por ela em um tratamento contra o câncer. A artista recebeu amigos, familiares e fãs na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no coração do Pelourinho. O local tem uma importância fundamental na vida de Preta. 

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

"A Igreja Rosário dos Pretos foi uma igreja que abraçou os afrodescendentes e faz essa comunhão de religiões, esse sincretismo religioso que é fundamental que a gente viva nos dias de hoje, para que a gente não viva com barreiras, com muros uns entre os outros. Sua fé pode ser diferente da minha, mas a gente pode conviver. E aqui essa igreja abraça os afrodescendentes e as religiões de matriz africana, fazendo essa compreensão de que somos todos filhos de um mesmo universo, de uma mesma energia que cada um denomina através da sua cultura, da sua ancestralidade, da sua fé, da maneira que for, mas podemos conviver em harmonia", disse a artista, em entrevista ao Alô Alô Bahia após a celebração.

Leia também:  'Minha fé, com certeza, me curou', diz Preta Gil ao receber homenagem na Igreja do Rosário dos Pretos
 
J5mgTWQ.md.jpg
"Isso é, pra mim, algo muito valioso nos dias de hoje, onde a gente vive intolerâncias de tantas formas, preconceitos de tantas formas. Então, eu convido a todos que puderem conhecer, ouviram a missa aqui na Nossa Senhora Rosária dos Pretos", declarou. 

Preta recebeu diversas homenagens durante a missa. A celebração foi feita a pedido do produtor cultural Geraldo Badá, amigo da Família Gil. Amigos como Gominho e Jude Paulla foram homenageados pela atriz Regina Casé, em breve discurso durante a missa conduzida pelo padre Lázaro Muniz.

"Eu nunca vi coisa igual. Ela tem amigos, tem mãe, irmãos e pai...mas o que as amizades da Preta revelaram, o que eu vi no hospital e não deixando ela um minuto de lado, o nível de dedicação, eu nunca tinha visto na vida", afirmou.
 
J5mNFII.md.jpg
Quem também acrescentou homenagens a Preta foi o secretário municipal de Cultura e Turismo, Pedro Tourinho, que é amigo da artista. "Aqui represento seus amigos. Malu (sócia e amiga de Preta) me convocou, Padre Lázaro também. Queria agradecer por todos a você por ter sobrevivido. Você traz para nós uma calma, tranquilidade, ao mesmo tempo que agita. Hoje é a primeira sexta-feira do ano, é um dia de falar de paz. Tem uma frase de oxalá que diz que 'sem paz, não há felicidade'", disse o gestor.

Para Preta Gil, o carinho popular e das mais variadas crenças representa para ela uma emoção indescritível. "É uma gratidão imensa, é um sinal de que Deus ouviu as nossas preces, meus orixás e Nossa Senhora. É muita fé, eu tenho muita fé e eu tive muita fé. Esse processo todo foi movido por fé, então não teria como ser diferente. Agradecer e poder estar aqui, agradecendo, para mim é uma dádiva divina, e receber esse amor, e devolver esse amor que eu recebi de tantas pessoas, milhares de pessoas espalhadas pelo Brasil, nas suas diferentes crenças, orando, rezando por mim. É muito gratificante, eu estou muito emocionada, de verdade", conta ao Alô Alô Bahia

Renovada e energizada, Preta Gil agora quer aproveitar Salvador como não conseguiu em meio ao tratamento da doença. Nas últimas semanas, ela tratou de compartilhar diversos momentos curtindo a cidade, seja na praia ou em shows. "Ano passado eu passei o verão confinada fazendo quimioterapia. Salvador é a minha terra, eu tenho Salvador como a minha segunda cidade, eu sou nascida no Rio, mas Salvador é a minha raiz, é a minha força. Então eu quis, ao receber alta, viver tudo que eu não vivi nesse um ano que eu passei reclusa me tratando. Fiz todos os programas da minha infância, da minha adolescência, eu tenho muita paixão por essa cidade, e vou estar sempre aqui renovando as minhas energias", afirmou Preta.
 
J5mNC1s.md.jpg
J5mU8KP.md.jpg
A celebração contou ainda com apresentações musicais. Juntamente com o coral da Igreja do Rosário dos Pretos, os cantores Armandinho e Del Feliz cantaram músicas de carnaval e diversas homenagens à artista.

Veja também:  Preta Gil, Ju de Paulla e mais: confira quem curtiu a 1ª edição de 2024 da Quinta Sem Salto, festa de Dudu Barros 

* Fotos: Elias Dantas/Alô Alô Bahia

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias