5 Jan 2024
'Minha fé, com certeza, me curou', diz Preta Gil ao receber homenagem na Igreja do Rosário dos Pretos
Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
Na missa, a cantora adentrou a igreja acompanhada da neta, Sol de Maria, filha de Fran Gil. O encontro em torno da artista reuniu personalidades como o pai, Gilberto Gil, Flora Gil, Regina Casé, Gominho, Paty Casé, Benedita Casé, Ju Ferraz, Bruno Garms, Del Feliz, Lídice da Mata, Arnando Lessa, Olívia Santana e Dudu Barros.
Em depoimento na igreja, Regina Casé disse: "A coragem dela e a força dela, a gente conhece desde pequenininha. Ela ampliou a admiração. Mas eu queria falar uma coisa: o sofrimento revela. Às vezes, só com o sofrimento a gente aprende coisas que a gente tem que aprender na vida. Quando a Preta adoeceu, não que eu não confiasse que ela não tinha amigos... Eu quero homenagear os amigos e a rede de apoio da Preta. Eu nunca vi coisa igual nessa vida. Ela tem uma família enorme, irmãos, duas mães, pai... Mas o que as amizades da Preta revelaram, eu chego a ter vergonha da amiga que eu sou para os meus amigos".
Em sua chegada, Preta lembrou das dificuldades ao longo do tratamento e agradeceu por estar viva, podendo celebrar a recuperação em uma sexta-feira, a primeira do ano.
"É um momento de muita gratidão. A minha fé, com certeza, me curou. Eu tenho certeza absoluta disso. A fé, o amor das pessoas, a fé que recebi de manifestações de pessoas com religiões diferentes. E isso é algo que a gente busca, essa união, independente de que religião a gente tenha. É importante que a gente comungue amor, comungue paz, comungue coisas positivas uns com os outros. Então, para mim, é muito importante estar aqui hoje. Eu tenho essa igreja no meu coração, desde pequena eu frequento ela", afirmou. "Eu sou uma mulher abençoada mesmo. Poder estar aqui em Salvador e poder estar aqui na primeira sexta-feira do ano celebrando a vida, não só a minha, mas a de todos... Acabei de encontrar uma moça que veio de outro estado, que usa uma bolsa de colostomia, está também com a bolsa e vai retirar. Então, acho que esse é o momento em que eu oro, rezo, não só pela minha recuperação, mas a de todos que estão, nesse momento, passando por um tratamento oncológico ou de qualquer outra enfermidade", declarou Preta.
A celebração foi feita a pedido do produtor cultural Geraldo Badá, amigo da Família Gil. Badá foi acometido por um câncer de próstata e se inspira na força e fé de Preta Gil para seguir com o tratamento. O produtor também organizou uma missa de Ação de Graças para Gilberto Gil, em 2017, após um tratamento de insuficiência renal.
"A missa é um incentivo para as pessoas que, de repente, são acometidas por um câncer e tendem a abaixar a cabeça. O melhor remédio para qualquer tipo de doença é a prevenção. Eu tenho uns amigos da área da saúde e, se não fosse eles, eu teria caído. Não precisei operar, fiz 36 sessões de rádio e Preta me deu uma grande segurança ao encarar o processo dela com fé e força. A gente precisa dessas duas coisas para não deixar a doença tomar conta", disse ele em entrevista ao Alô Alô Bahia.
* Por Hilza Cordeiro. Fotos: Elias Dantas/Alô Alô Bahia.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.