24 Jan 2023
Conheça museu em Salvador onde será realizada a festa de Carnaval do Alô Alô Bahia

O primeiro museu do Carnaval tem quatro pavimentos. No térreo e no primeiro andar, o equipamento cultural possui maquetes, roupas e instrumentos emprestados por artistas, além de fotos, documentos históricos e dois cinemas, onde os visitantes podem aprender ritmos da festa caracterizados e com a ajuda de monitores. Várias projeções em vídeo também fazem parte do acervo, além de um livro com 11 textos sobre o Carnaval, organizados pelo pesquisador e professor da Ufba, Paulo Miguez.
A Casa tem curadoria de Gringo Cardia, o mesmo que comandou, também em Salvador, o projeto de implantação da Casa do Rio Vermelho – Jorge Amado e Zélia Gattai e o Cidade da Música da Bahia. Ainda tem um subsolo com conteúdo digital para pesquisas sobre o Carnaval e o terraço com uma vista inspiradora da Baía de Todos os Santos, onde funciona o Mãe Comida Afetiva - restaurante que tem entrada independente ao do museu e funciona de terça-feira a domingo, das 10h ás 18h. O cardápio do lugar é inspirado nas receitas familiares das irmãs Elaine Hazin e Paula Hazin, assinado pela chef Paula Bandeira, que acrescentou receitas da sua família e da cozinha ancestral da Bahia. O ponto alto do menu é o bobó de camarão e o doce de ambrosia, receitas de Josete, mãe das sócias. O local possui também uma constante programação cultural, que pode ser acompanhada no Instagram @maecomidaafetiva.
Já a Casa do Carnaval funciona no Centro Histórico, ao lado da Catedral Basílica de São Salvador, entre o Terreiro de Jesus e a Praça da Sé, colada ao Plano Inclinado Gonçalves. Antes, o imóvel abrigava a antiga Casa do Frontispício, tendo sido restaurado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para receber o museu, fruto de um investimento de, aproximadamente, R$ 6 milhões da Prefeitura. Fotos: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.