Conheça 6 restaurantes em locais inusitados e pitorescos em Salvador e litoral

José Mion é jornalista, assessor de imprensa, apaixonado por Gastronomia e escreve para o Alô Alô Bahia.

Numa rua pitoresca, pouco conhecida até mesmo do soteropolitano raiz, fica o Varanda Gourmet (@varandagourmet), instalado na casa do chef Sandro Borges. Ao chegar na Rua Carijós de carro, cuidado! Várias galinhas carijós ficam soltas pela rua, paralela, coincidentemente, à Rua Nelson Galo.

O espaço funciona há 10 anos a portas fechadas, com atendimento exclusivo sob reserva. À noite, por exemplo, o funcionamento é voltado apenas para grupos fechados, como confrarias. "O objetivo é sempre fazer as pessoas se sentirem na varanda de suas casas", nos conta Borges, que, atualmente, conta com o suporte do argentino Martin Marguery, que assina alguns pratos da casa.
 
H1TVfJj.md.jpg
A base da cozinha de Sandro é sua memória afetiva, adquirida em viagens pela Bahia e pelos sertões do Brasil, tentando resgatar o que já não é tão frequente nas mesas das grandes cidades. Na mentalidade do chef, se o animal foi sacrificado, que pelo menos seja o melhor aproveitado possível.

O cardápio fixo traz carros chefes como a "Prometida", uma galinha desossada recheada com fumeiro, queijo e banana da terra, acompanhada de batatas rústicas e molho barbecue caseiro. Ao longo da semana, um cardápio "meio que secreto" traz pratos especiais, como o cordeiro defumado confitado e envolto em redenho, a gordura que envolve o intestino do animal.
 
H1TV30u.md.jpg
Ainda em Salvador, no hype do Santo Antônio Além do Carmo, também encontramos o Bistrô das Artes (@bistrodasartescarmo), instalado dentro de uma galeria de arte, com curadoria de Nino Nogueira. Por lá, de uma cozinha que parece não dar em nada, em função da sua dimensão, saem delícias como Carne de Fumeiro com Manteiga de Limão e Cebola Caramelizada, Bao com Carne de Fumeiro, Maionese de Coentro e Picles de Maxixe e Risoto de Polvo com Feijão Verde e Requeijão de Corte.
 
H1TVFUb.md.jpg
Do pequeno balcão, saem também drinks autorais perfeitos para aquele brinde ao pôr do sol - ou em qualquer momento do dia, vamos combinar -, assinados pela consultora Isadora Fornari, a Isadinha, que também assina outras cartas disputadas da cidade. Ah! Fique tranquilo se quando você voltar sentir que uma peça sumiu ou uma mesa não está mais no local. Ali, está quase tudo à venda e pode ter sido substituído numa nova visita, numa nova experiência.
 
H1TWa3u.jpg
Seguindo para o Caminho das Árvores, os premiados chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, à frente do Grupo Origem, comandam o Segreto Ristorantino (@segretoristorantino), que tivemos o prazer de conhecer ainda em sua semana de estreia.

Apenas 18 clientes são recebidos por noite, sob reserva, em torno de balcão onde a equipe finaliza os pratos, bem ali na sua frente, segundos antes de chegar à mesa. Por lá, o pitoresco vai além da exclusividade, mas passa pelo acesso literalmente secreto, no mesmo imóvel onde funciona o celebrado Origem e o recentemente destacado MiniBar Gem. Por fora da casa, um portão sem qualquer identificação e com apenas um interfone funciona como portal para um mundo deliciosamente saboroso.
 
H1TV2fe.md.jpg
Saindo de Salvador, chegamos ao Restaurante Manguezal (@restaurantemanguezal), em Itaparica. Para chegar lá, a dica é sair ainda cedo, pegar o ferry-boat e depois mais 15 minutos de carro. Alguns veículos compartilhados, como kombis, também levam ao local, cercado de belezas naturais. Só se consegue chegar ao restaurante, inclusive, pela areia da praia ou atravessando um trecho de mangue, nos fundos do estabelecimento. 
 
H1TVq5x.md.jpg
Com o sol ainda baixo, o cliente pode aproveitar as delícias do local a partir das 9h e, para o almoço, pode escolher entre Buffet Livre ou À La Carte. As redes espalhadas, inclusive quase dentro d'água, depois da comilança e com um drink gelado na mão é uma boa pedida.
 
H1TVJs9.md.jpg
Em plena Praia do Forte, ao lado do luxuoso Tivoli Ecoresort, uma grelha improvisada prepara lagostas e peixes recém pescados, além de vegetais, que são servidos posteriormente em pranchas de surf que fazem as vezes de mesas e cadeiras, à beira do mar. No Point do Folha (@pointdofolha), o luxo está na simplicidade do sabor que a brasa confere aos alimentos. O acesso lá também é a pé, após cerca de 15 minutos de caminhada da Praia do Portinho à Praia do Portinho de Baixo.
 
H1TVCbV.md.jpg
Dentro de um vagão de trem muito bem preservado e decorado, os sabores lusitanos do Amada Lisboa (@amadalisboaguarajuba) chegam a Guarajuba, em Camaçari, numa experiência inesperada. No EcoPoint, está uma verdadeira viagem de trilho pelas delícias da cozinha portuguesa, num ambiente agradável para curtir sem pressa, como que admirando a paisagem.
 
H1TVBOQ.md.jpg
Arroz de Pato, Bacalhau a Gomes de Sá, com Natas, a Braz ou a Lagareiro, Bolinho de Bacalhau e o tradicional Pastel de Nata podem ser acompanhados por diversos rótulos de vinhos, muitos portugueses, claro, e drinks.

Curtiu a lista? Compartilhe!

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias