Conhecemos o Segreto Ristorantino, novo projeto do Grupo Origem, em primeira mão; vem saber!

José Mion é jornalista, assessor de imprensa, apaixonado por Gastronomia e escreve para o Alô Alô Bahia.

Com a crescente valorização da gastronomia nacional, aumenta também o interesse pelo trabalho dos chefs, verdadeiros artistas que transformam saberes em sabores. Não à toa, pipocam diferentes programas de televisão em que essas figuras são centrais, não só pela comida, mas pelos seus processos e técnicas. Muito mais do que “apenas” degustar, as pessoas, hoje, querem saber como aqueles ingredientes chegaram ao prato.
 
Neste contexto, ao longo dos anos, as cozinhas foram incorporadas aos salões dos restaurantes mundo afora. Grandes aquários permitem que os mais curiosos e interessados se debrucem sobre as atividades antes do pedido chegar à mesa.
 
Com essa tendência em vista, os chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, dois dos maiores expoentes da gastronomia da Bahia e do Nordeste - e do Brasil, claro - inauguraram nesta quinta-feira (13) o Segreto Ristorantino, cujo “segredo” passa exatamente pela exclusividade.
 
Um corredor ao lado da casa onde já são sucesso o Origem - precursor da história de sucesso do casal - e o Minibar Gem (ambos premiados e entre os melhores do país) leva o cliente a um salão onde apenas 18 pessoas por noite, de quarta a sábado, poderão viver uma experiência especial.
 
ZU6Qt9.md.jpg
A ideia é “entrar” um pouco mais na cozinha e ser servido pelos próprios chefs, que finalizam os pratos num balcão central, rodeado por 10 dos 18 sortudos do dia. Ali, serão servidos um shot de entrada, o Bevenuto, o Antipasti, o Primi e Secondi Piatto e aquele Dolci especial pra fechar.
 
O Alô Alô Bahia teve o prazer de conhecer o espaço já no seu primeiro dia de operação. Muito mais do que as escolhas da noite, a experiência permite que o cliente puxe papo com os chefs no entra e sai da cozinha, tire dúvidas, entenda mais o que está levando à boca e acompanhe os processos da cozinha e até observe os momentos mais sérios e até de risadas entre a equipe.
 
E é com a leveza do casal anfitrião - que quem assistiu o Iron Chef Brasil já pôde conferir - que os pratos vão chegando, ora pelas mãos do simpático e eficiente maître/sommelier Samuel Souza, ora pelas mãos dos próprios chefs. Ao longo da noite, entre uma taça e outra, os integrantes da mesa começam a interagir entre si, inclusive trocando percepções sobre o que estão degustando, reforçando uma cultura que o baiano, por muito tempo, se opôs, o das mesas compartilhadas.
 
ZU6DMu.md.jpg
Sobre o menu, a ideia é que ele seja alterado ao longo dos meses, sem uma frequência muita exata, a depender do feeling dos chefs, que não param de ter boas ideias. Nesta primeira visita, degustamos, de boas-vindas, a Foccacia com tomate assado, grissini, manteiga de limão siciliano, istracciatella com parma crocante, acompanhados de uma taça de espumante italiano Ferrari, cortesia da Decanter Wine, que assina parte da carta de vinhos das casas de Fabrício e Lisiane.
 
Seguimos com a deliciosa Tagliata di Manzo, com gnocchi romano, rúcula, tomate e balsâmico de Antipasti, antes de abrirmos espaço para os dois pratos principais, um Spaghetti ao nero com creme de limão, polvo e pistache e o Pernil de cordeiro (que nem exigiu o uso da faca de tanto que se “desfazia”), com polenta de milho criolo, molho pomodoro, couve frita e fonduta de pecorino.
 
O sorriso abriu quando Lisiane trouxe o Canelone Doce com morango, maçã verde, gel de frutas vermelhas, sorvete de pistache e creme de queijo com pluma de castanha do Pará. Foi suficiente pra noite ser especial, mas não dispensaríamos o Nhoque doce de Ninho, que vem acompanhado de sonho, farofa de farinha láctea e creme de banana, que já tivemos a sorte de provar em outra ocasião.
 
O café, para aqueles que não negam nem à noite, vem acompanhado de uma bandeja de docinhos da chef patissier, entre os quais se destaca o sablê de amêndoas com brigadeiro de gorgonzola e amora. É nosso desejo que ela não cometa o “crime” de não fazer dele um item fixo!
 
O Segreto Ristorantino chegou para reforçar uma tendência de espaços menores e intimistas, para quem valoriza a comida como experiência completa. Lá, o segredo real - e primordial - é o talento dos anfitriões, que seguem merecendo o destaque que ganham. Vida longa!
 
As 5 etapas, que viram 6 com uma tábua de doces para acompanhar o café, são servidas por R$ 190. As reservas são feitas por plataforma especial, no perfil do Instagram da casa. Para semana que vem, por exemplo, já não há mais vagas. O jeito é entrar na fila de espera e torcer para haver alguma desistência de última hora.
 
Fotos: Felipe Almeida (@almeida1984) e Alô Alô Bahia. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias