9 Oct 2023
Com queda, Arthur Nory termina Mundial de Ginástica sem vaga olímpica garantida

Para garantir a vaga olímpica, Nory precisava ficar apenas na frente do croata Tin Sribic, independente da classificação. O brasileiro ficou com nota 13,533 contra 14,700 do adversário, que garantiu sua vaga. Nas finais por aparelhos, o melhor ginasta entre aqueles que não se classificaram com a equipe, leva a melhor.
A final da barra fixa foi a última deste mundial, que teve o Brasil com históricas seis medalhas. Além da prata inédita por equipe entre as mulheres, Flávia Saraiva levou o bronze no solo, e Rebeca Andrade ganhou ouro no salto, prata no solo e no individual geral, e bronze na trave.
Com os resultados desta competição, o Brasil garantiu a equipe feminina completa em Paris, no ano que vem. Já os rapazes, em função da 13º colocação por equipes, garantiram uma vaga não-nominal, que será escolhida pelo país. Diogo Soares, 10º no Individual Geral, garantiu sua vaga nominal nos Jogos Olímpicos.
O Brasil ainda pode levar mais um ginasta se, nos próximos Jogos Pan-Americanos, um brasileiro que não Diogo Soares for o melhor do Individual Geral. Norte-americanos e canadenses, cujos países já têm vaga por equipe, não concorrem. Neste cenário, é difícil que Arthur Nory, que não costuma competir em todos os aparelhos, garanta essa vaga.
No ano olímpico, em 2024, o circuito de Copas do Mundo distribuirá duas vagas por aparelhos e Nory é forte candidato na barra fixa, aparelho em que os melhores do mundo já estão classificados. Dos 18 primeiros do Mundial, só ele e o australiano Tyson Bull (13º) não têm vaga ainda.
* Por José Mion, com informações do UOL. Foto: Ricardo Bufolin/CBG.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.