20 Jun 2023
Cientista Jaqueline Goes anuncia retorno a Salvador e atuação com pesquisas na cidade: "Resgate das origens e da rotina"

Em conversa exclusiva com o portal Alô Alô Bahia, a doutora Jaqueline reforçou que a decisão de voltar para Salvador é parcial: “Eu não vou voltar completamente porque vou continuar desenvolvendo atividades na cidade de São Paulo e em outras instituições para as quais eu contribuo. Então, eu continuo morando e com residência na capital paulista, porém indo à Salvador com mais frequência”.

Novo apartamento
A cientista, que foi uma das palestrantes do II Fórum ESG Salvador, comprou um apartamento há cerca de um ano na capital baiana. O imóvel está passando por reformas, que devem ser finalizadas entre julho e agosto, período em que Jaqueline pretende passar a habitar o local. “A ideia é ter realmente um lar na cidade onde nasci. Pela primeira vez estou reformando algo como definitivo. Já reformei outras propriedades antes, seja da própria família ou até para morar, mas sempre foi pensando que seria algo temporário. Desta vez a ideia é que seja um patrimônio contínuo e permanente para que eu sempre volte a Salvador ou vá receber visitas”.
Família
Não foram somente as obrigações profissionais que impulsionaram o retorno da cientista. Jaqueline, que é doutora em Patologia Humana e Experimental pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), afirma que a vontade de estar mais perto dos pais também pesou na decisão. “Um segundo fator é poder ter este conforto de estar perto da família, na minha casa. Eu acho que é um movimento de resgate das origens, da rotina que eu sempre tive em Salvador, mas que acabou sendo modificada quando me mudei para outros lugares”, ressaltou.

Rotina em Salvador
Outro motivo curioso também motiva o retorno da biomédica: o amor pela dança. Jaqueline, que cresceu e viveu na região da avenida Vasco da Gama, conta que, antes de sair de Salvador, sua rotina era basicamente feita de muito estudo e bailes de forró:
“É uma das coisas que pauta muito como eu me comporto quando estou em Salvador. Isso [a descoberta de desenvoltura para a dança] aconteceu entre 2018 e 2019, mas acabou sendo interrompido pela minha ida para São Paulo e que está sendo retomada de uma certa forma agora. Essa vida de frequentar bailes de forró, ir para os festivais e realmente me aprimorar com aulas de novos estilos do próprio ritmo está sendo algo que me motiva muito estar em Salvador. Geralmente, na capital baiana estou trabalhando, com minha família ou envolvida em alguma atividade do forró, seja aula, festa ou com amigos”, revelou.
Nova rotina profissional na cidade
Jaqueline afirma que sua mudança para Salvador não irá atrapalhar o desenvolvimento de suas atividades fora da Bahia. Além disso, a cientista – que foi homenageada pela fabricante de brinquedos Mattel com uma boneca Barbie por seu trabalho na pesquisa sobre o novo coronavírus -, acredita que sua atuação na cidade, mesmo que parcial, pode atrair mais pesquisas para serem executadas aqui:
“Eu tenho muitos parceiros, muitos colaboradores. Não só na Universidade de São Paulo, mas em instituições em outros países também. Então, eu acho que a gente pode ter um aporte, não só de recursos financeiros, mas intelectual vindo para a Bahia junto nessa atuação que vou ter em Salvador”, finalizou Jaqueline.
Fotos: Acervo Pessoal/Divulgação/Jaqueline Goes e Elias Dantas e Jefferson Peixoto/Alô Alô Bahia.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.