"A ciência é o mapa da transformação", destaca biomédica baiana Jaqueline Goes em palestra no II Fórum ESG Salvador

A biomédica baiana Jaqueline Goes, integrante da equipe que sequenciou o genoma do SARS-CoV-2 apenas 24 horas após a confirmação do primeiro caso no Brasil, foi uma das palestrantes da abertura do II Fórum ESG Salvador. O início dos trabalhos aconteceu na noite desta terça-feira (30), no Porto de Salvador. O evento segue na quarta (31), com diversas palestras e painéis. Durante sua fala na abertura, após ser aplaudida de pé pela plateia ao chegar ao palco, Jaqueline apontou como as siglas ESG se conectam e qual o papel da ciência no ramo.
 

A biomédica destacou que as descobertas científicas, nas mais diversas áreas, estão nas práticas adotadas pelas empresas, que devem se aliar à ciência para conseguir trilhar um caminho de preservação do planeta e, assim, prosperar.
 

"A ciência mostra como podemos minimizar o impacto ambiental. No âmbito social, nos permite compreender melhor as complexidades das comunidades, de modo que possamos tomar decisões com base em informações para alcançar inclusão, diversidade e igualdade. Na área da governança, a ciência mostra a importância da gestão eficaz, sempre baseada em decisões éticas", colocou.

"A ciência é o mapa da transformação. Se queremos um mundo melhor, precisamos abrir as portas para a ciência", acrescenta Jaqueline.

Jaquelinegoes
Mas ela também reconhece que a ciência precisa abrir as portas para a sociedade, reconhecendo que esta conexão possa ser o maior desafio para a área, junto com a escassez de recursos.

"Hoje o maior desafio aqui no Brasil para conectar a ciência com as práticas de ESG, na minha visão, são os recursos para desenvolvimento das ideias até a prática. Fazemos ciência de combate e o ideal seria alcançar o desenvolvimento de tecnologias também. Já temos iniciativas, mas a grande parte delas está nas universidades e ainda falhamos em conectar as universidades com a sociedade em si. Elas precisam comunicar para fora porque trabalhamos em prol da sociedade", pontuou Jaqueline em entrevista ao Alô Alô Bahia momentos antes do início do evento.

Jff 4212

O II Fórum ESG Salvador é um projeto com o patrocínio da Acelen, Aliança da Bahia, Ambev, Atlantic Nickel, BAMIN, Bracell, CCR Metrô, Contermas, Deloitte, Grupo Luiz Mendonça - Bravo Caminhões e AuraBrasil, Jacobina Mineração, Leroy Merlin, Moura Dubeux, Sotero Ambiental, Socializa, Suzano e Unipar; apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador, SEBRAE, SENAI CIMATEC e Instituto ACM; apoio do Banco Master, Larco Petróleo, Sabin, Senac e Wilson Sons e parceria do Fera Palace Hotel, Happy Tour, Hiperideal, Luzbel, Multimídia, Ticket Maker, Uranus2, Vini Figueira Gastronomia e Zum Brazil Eventos.



​Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia

​​Fotos: Elias Dantas e Jefferson Peixoto/Alô Alô Bahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias