2 Mar 2022
Chapada Diamantina ganha vinícola que produzirá 300 mil garrafas de vinhos por ano; veja fotos

O projeto arquitetônico ficou a cargo de Vanja Hertcert, arquiteta brasileira especializada em vinícolas e mercado de luxo e inclui também um prédio de alto padrão com mais de 5 mil metros quadrados. A edificação integra-se totalmente à paisagem com seu conceito “inside-out”.A sustentabilidade é outro ponto forte do projeto, que possui “telhado verde”, privilegia a incidência de iluminação natural e permite o aproveitamento de parte da água das chuvas.
A sede da UVVA conta, ainda, com projeto de interiores desenhado pela GAM Arquitetos, que homenageia grandes designers brasileiros e apresenta um conceito minimalista para criar uma ambientação inédita no cenário enoturístico brasileiro.
O prédio da UVVA abriga quatro pavimentos. O primeiro deles, “flutuando” sobre uma estrutura mural típica da Chapada Diamantina, dá as boas-vindas com uma vista sobre os vinhedos e tendo da Serra do Sincorá como pano de fundo, em uma panorâmica que chega à extensão de 80 quilômetros. Ali também o visitante encontra a loja de vinhos, um lounge de autosserviço, uma varanda de contemplação e o restaurante da vinícola.
O segundo ambiente abriga laboratório, área de enologia e salas de curso e de degustação, além dos setores administrativos. No terceiro, acontece a produção propriamente dita, que inclui etapas como a vinificação e o engarrafamento dos vinhos. No subsolo, está localizada a cave, guardiã dos vinhos que estagiam em barricas antes de irem para a garrafa. É lá também que o visitante tem o privilégio de contemplar de perto uma parte aparente do solo característico da região e pode ter a sensação de estar literalmente imerso no terroir da Chapada Diamantina.
Veja fotos: Leia mais notícias na aba Notas.
Fotos: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.