Chapada Diamantina ganha vinícola que produzirá 300 mil garrafas de vinhos por ano; veja fotos

redacao@aloalobahia.com

A Vinícola UVVA será inaugurada oficialmente no dia 07 de março, em Mucugê, na Chapada Diamantina. O local produzirá 300 mil garrafas de vinhos finos por ano, em uma área de 52 hectares de vinhedos plantados em uma inusitada forma de círculo, conhecida como pivot. Parcelas de diferentes formatos e tamanhos se integram em um leiaute surpreendente, que abriga pelo menos dez tipos de uva, com destaque para Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Petit Verdot, Chardonnay e Sauvignon Blanc.

O projeto arquitetônico ficou a cargo de Vanja Hertcert, arquiteta brasileira especializada em vinícolas e mercado de luxo e inclui também um prédio de alto padrão com mais de 5 mil metros quadrados. A edificação integra-se totalmente à paisagem com seu conceito “inside-out”.A sustentabilidade é outro ponto forte do projeto, que possui “telhado verde”, privilegia a incidência de iluminação natural e permite o aproveitamento de parte da água das chuvas.  

A sede da UVVA conta, ainda, com projeto de interiores desenhado pela GAM Arquitetos, que homenageia grandes designers brasileiros e apresenta um conceito minimalista para criar uma ambientação inédita no cenário enoturístico brasileiro.

O prédio da UVVA abriga quatro pavimentos. O primeiro deles, “flutuando” sobre uma estrutura mural típica da Chapada Diamantina, dá as boas-vindas com uma vista sobre os vinhedos e tendo da Serra do Sincorá como pano de fundo, em uma panorâmica que chega à extensão de 80 quilômetros. Ali também o visitante encontra a loja de vinhos, um lounge de autosserviço, uma varanda de contemplação e o restaurante da vinícola.

O segundo ambiente abriga laboratório, área de enologia e salas de curso e de degustação, além dos setores administrativos. No terceiro, acontece a produção propriamente dita, que inclui etapas como a vinificação e o engarrafamento dos vinhos. No subsolo, está localizada a cave, guardiã dos vinhos que estagiam em barricas antes de irem para a garrafa. É lá também que o visitante tem o privilégio de contemplar de perto uma parte aparente do solo característico da região e pode ter a sensação de estar literalmente imerso no terroir da Chapada Diamantina.

Veja fotos: 
EfrDl4.md.jpg
EfryRS.md.jpg
Ef49O7.md.jpg
Ef43ib.md.jpg
Confira postagem no Instagram:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Leia mais notícias na aba Notas

 
Fotos: Divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.
 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias