Vinícola UVVA, marco para Chapada Diamantina e enoturismo brasileiro, já tem data de inauguração; vem saber!

redacao@aloalobahia.com

Os amantes do vinho terão, a partir do próximo dia 7 de março, motivos a mais para incluir Mucugê, na Chapada Diamantina, em seus roteiros de viagem. A Vinícola UVVA apresentará ao público o resultado de mais de uma década de trabalho intenso, que envolveu investimentos em especialistas, estudos minuciosos e no que há de mais atual em tecnologia.
 
Sete rótulos serão colocados à disposição dos entusiastas do vinho, com a promessa de apresentar produtos com identidade própria e genuína, além de experiências exclusivas para quem visitar a UVVA pessoalmente. Os rótulos estarão disponíveis inicialmente no e-commerce da marca e os interessados poderão efetivar reservas para visitações e compras através do site oficial www.vinicolauvva.com.br.
 
1vbrxV.md.jpg
A chegada da UVVA amplia o espectro de atuação da Fazenda Progresso, que possui DNA familiar e aposta numa visão de negócio inovadora para alavancar os potenciais da Chapada Diamantina. Tradicional no agronegócio baiano, a empresa, desde a década de 1980, contribui com o desenvolvimento da região e investe no cultivo de batata inglesa e cafés especiais, produtos já reconhecidos no mercado. O vinho representa um passo decisivo rumo à indústria do turismo e a implantação do projeto traz mais um impacto positivo à cadeia produtiva local, com a criação de mais de 200 novos postos de trabalho.
 
“Não existe fórmula mágica. Temos a natureza a nosso favor, mas nada é certo quando estamos falando de novas iniciativas. Não se trata simplesmente de plantar uva, é preciso saber se, de fato, existe viabilidade. Para isso, é necessário muita pesquisa, trabalho e determinação”, avalia Fabiano Borré (foto acima, ao lado do enólogo Marcelo Petroli), CEO da Fazenda Progresso e representante da terceira geração da família.
 
1vb4WB.md.jpg
A Vinícola UVVA possui uma área de 52 hectares de vinhedos plantados em forma de círculo, conhecida como pivot, abrigando pelo menos dez tipos de uva, com destaque para Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Petit Verdot, Chardonnay e Sauvignon Blanc, que absorvem características peculiares do clima tropical de altitude e das condições climáticas, responsáveis pela formação de um terroir único.
 
Comandando a equipe técnica, o enólogo Marcelo Petroli traz na bagagem mais de 20 anos de experiência e um trabalho de excelência que só vem a somar à vinícola, cujo projeto arquitetônico é assinado por Vanja Hertcert, arquiteta brasileira especializada em vinícolas e mercado de luxo, e projeto de interiores do GAM Arquitetos.
 
O prédio de alto padrão com mais de 5 mil metros quadrados dialoga com tendências contemporâneas como linhas retas, fachada ventilada e muita visibilidade, tendo a sustentabilidade como outro ponto forte. O “telhado verde” privilegia a incidência de iluminação natural e permite o aproveitamento de parte da água das chuvas.
 
1vbUDQ.md.jpg
Os quatro pavimentos, com vista sobre os vinhedos e a Serra do Sincorá como pano de fundo, se dividem em loja de vinhos, lounge de autosserviço, varanda de contemplação, restaurante, laboratório, área de enologia e salas de curso e de degustação. O setor de produção inclui etapas como a vinificação e o engarrafamento dos vinhos. No subsolo, a cave guarda os vinhos que estagiam em barricas, onde o visitante tem o privilégio de contemplar de perto uma parte aparente do solo característico da região.
 
Fotos: André Fofano. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias